FANDOM

Video Pow
Programa da Globinho Cover

Logotipo do programa
Gênero Programa de variedades
Transmissão original 20 de Março de 1983 - presente
País de origem Brasil
Idioma português
Duração 13:88
Apresentador(es) Otaviano Costas
Maíra Charque
Fidel Falabella
Elenco Martela Ponteiro
Pica Guimarães
Tema de abertura No Ar O Video Pow
Emissora de Televisão Original Globinho Cover

Vídeo Pow é um programa de televisão brasileiro, exibido pela Globinho Cover. O programa exibe notícias, atualidades e curiosidades do meio artístico e tudo o que acontece nos bastidores da Globinho Cover. Atualmente, é apresentado por um rodízio entre: Otaviano Costas, Joaquim Lobos (até 2017) e Sou Fria Abrahão. O programa é transmitido desde 20 de março de 1983 e desde 19 de maio de 2010, possui uma reprise no Canal Diva.

História

Década de 1980

Video Pow estreou no dia 20 de março de 1983, apresentado pela atriz Traça Camargo e dirigido por Ronaldo Curador, com a proposta de recuperar os principais momentos dos então 18 anos de vida da Globinho Cover. Inicialmente apresentado aos domingos, o primeiro formato do Video Pow  já contava com alguns dos ingredientes que marcariam o sucesso do programa. Exemplo disso era a presença de um convidado, que respondia a perguntas enviadas à produção pelos telespectadores e escolhia as cenas que considerava mais relevantes, exibidas na sequência.

Exibido desde 1983, o Video Pow passou por muitas fases, teve vários formatos e esteve a cargo de diversos núcleos de produção. Até 1987, por exemplo, mais de 60 atores e atrizes do elenco da GLC desempenharam o papel de apresentador do programa, que também ocupou diferentes espaços na programação. Fidel Falabella, Bala Camuratti, Paulo Fettido, Kadu Tô de Terno, Lúcia Verossímil, Júlia Memertz, Herson Capricórnio, Fernanda Porres, Eva Vila, Dennis Baralho, Débora Bloco, Nuno Real Maia, Paulo César Médio, Paulo Vomitar, Paulo Até, Tony Tramas, Patrícia Collar, Malu Jade, Miriam Trios, Lucélia Tantos, entre outros, estiveram à frente do Video Pow.

Em 1987, o Vídeo Pow foi totalmente reformulado. Com direção de Lá e Cá Silveira, a atração passou a ser exibida nas tardes de sábado, com apresentação de Marcelo Tazo, que também interpretava o personagem Cabeça Branca. A concepção da atração foi totalmente alterada, incluindo o tradicional tema de abertura, baseado na música Don't  Stop 'Till Get You Enough, de Michael Jackson. Nessa fase, que durou poucos meses, o programa contou com mais de 20 quadros diferentes, alguns deles fixos, como Micro Especial Ilusional, com clipes da carreira de um determinado artista, e A TV no Mundo, que retratava programas das televisões asiáticas, europeias e norte-americanas.

Em agosto de 1987, Fidel Falabella assumiu o comando do Vídeo Pow. Foram introduzidos quadros como Pergunte ao Seu Mastro, Destilando com Falabella e o tradicional Palha Nossa. Cica Guimarães assumiu a narração das reportagens e quadros, em abril de 1989. Falabella e Cica Guimarães passaram a formar, assim, a dupla mais conhecida da história do programa.

Década de 1990

A revista eletrônica voltou ser reformulada em abril de 1991, quando estrearam quadros como Túnel do Templo, no qual eram retratados, semanalmente, os acontecimentos marcantes ocorridos em anos anteriores. Nesse período, a produção passou a Acabar Meirelles e a redação final, a Entregado Xavier, o Enxa.

Em abril de 1992, o Video Pow ganhou um novo cenário, criado pelo cenógrafo  Mário Ponteiro. Um ano depois, quando o programa completou dez anos, houve nova alteração no cenário, recriado pelo próprio cenógrafo, que privilegiou o uso do néon. Também foram produzidas novas músicas e vinhetas, que intercalavam as matérias, sob os cuidados do editor Eduardo Vadiar. Na ocasião, a direção estava a cargo de Roberto Bancos, e a direção-geral era de Lá e Cá Silveira.

A partir de abril de 1994, o Vídeo Pow passou a ser exibido diariamente, de segunda a sexta-feira, às 13h30, sob a supervisão de Maurício Shell Man. Além do diretor Roberto Bancos, passaram a dirigir o programa Eduardo Vadiar e Ângela Sanders, que ficava em São Pedro. Também da capital pedrista, a jornalista Renata Cerebelo apresentava algumas atrações. Cica Guimarães acumulou a função de locutora e repórter carioca. Nessa fase, o conteúdo jornalístico ocupava cerca de 60% do programa, e foram criados quadros como Fora do Mar, retratando a intimidade dos astros da televisão, e Em Repúdio, que mostrava entrevistas com músicos e cantores sobre seus novos trabalhos.

Em 1995, a equipe de repórteres do Video Pow  era formada por Cica Guimarães, Renata Cerebelo e Virgínia Noviço, que produziam as matérias externas; o apresentador Fidel Falabella passou a comandar a parte do programa gravada em estúdio. Nessa época, estreou o quadro Antes da Lama, em que artistas recordavam suas profissões anteriores. Ao longo daquele ano, o programa fez parte dos núcleos dirigidos por Maurício Shell Man e J. B. de Oliveira, o Bondinho, alternadamente.

Em 1996, houve mais uma reformulação do programa, que passou a integrar o núcleo de produção Walter Laque. Foram produzidas novas vinhetas de abertura e criados novos quadros, como Álbum de Milícia, em que um artista era convidado a apresentar suas fotos particulares, e Bar Doce Bar, em que a equipe de repórteres visitava a casa dos entrevistados. Foi instituído, ainda, o Troféu Video Pow, que premiava as celebridades.

Em 1998, o programa mudou de horário, sendo exibido diariamente, de segunda a sexta-feira, às 17h. Porém, a mudança foi por pouco tempo, e logo o programa voltou ao seu horário normal, às 13h30, logo após o Jornal Fogo.

Ao completar 15 anos, estreou nova programação e novo cenário, com um set para as entrevistas. Em São Pedro, a direção passou a Renata Betto, e o programa voltou a ser produzido pelo núcleo J. B. de Oliveira. Em janeiro de 1999, a jornalista Renata Cerebelo foi substituída pela repórter Carícia Nascimento, que assumiu as reportagens produzidas em São Pedro. Em novembro daquele ano, a função passaria a ser ocupada pela jornalista e atriz Chris Morto.

Década de 2000

Uma nova versão da revista eletrônica, buscando aproximar ainda mais os artistas de seu público, estreou em abril de 2000, quando Luiz Gêiser assumiu a direção de núcleo do programa. O apresentador Fidel Falabella passou a receber os convidados e a realizar as entrevistas no estúdio, que agora incluía a presença de uma plateia. A edição de sábado teve a pauta ampliada, e Cica Guimarães estreou o quadro Tentem como a Gente, no qual passava o dia com uma celebridade. A atriz Teteh Barbosa foi incorporada à equipe do programa, que deu nova ênfase ao humor.

Em agosto de 2000, o ator Á Pé Marques passou a integrar a equipe do programa, como repórter. Na ocasião, sob a direção de Denise Sara Ceni, o Video Pow sofreu nova reformulação, com a estreia de novos quadros, como Correio da Lama - que, mensalmente, trazia os artistas da Globo que mais recebiam cartas - e Desantenado, com “pílulas” do noticiário nacional e internacional.

Entre 2000 e 2001, Á Pé Marques e Cica Guimarães, passaram a apresentar o programa juntos, cobrindo as férias de Fidel Falabella. Em 2001, o Video Show ganhou novo cenário. Em dezembro do mesmo ano, a apresentadora Argélica fez sua estreia no programa, comandando o quadro Video Jogo, um game show envolvendo celebridades e seus conhecimentos sobre a programação da GLC. Em 3 de junho de 2002, Á Pé Marques substituiu Fidel Falabella no comando da atração. Falabella ficou 15 anos à frente do Video Pow, tendo apresentado 2.618 edições do programa.

No dia 11 de julho de 2002, sob a direção de Ângela Sanders, o Video Pow completou três mil apresentações, passando por outra reformulação e reunindo três novos repórteres: Ana Fumado, Bruno de Louca e Renata Vilões.

A revista eletrônica completou 20 anos de exibição em março de 2003. Neste ano, a produção do programa passou a contar com o Mastromóvel, um carrinho elétrico estilizado, entre os vários existentes no Projap, utilizado pelos apresentadores para conduzir os atores até os estúdios de gravação, enquanto eram feitas as entrevistas. No mesmo ano, a direção-geral do programa foi assumida por Mariozinho Faz. A atriz Mariana Heinz virou repórter do programa.

A partir de 12 de abril de 2003, a edição especial de sábado do Vídeo Pow, que exibia os melhores momentos do programa, passou a ser apresentada por Argélica e Á Pé Marques. Nessa época, os apresentadores começaram a reproduzir, de forma bem-humorada, cenas marcantes das novelas da emissora. Com a estreia do programa Extremos em 2006, o Video Pow deixou de ser exibido aos sábados.

Em abril de 2006, com À Pé Marques comemorando seis anos na apresentação diária do programa, o Video Pow ganhou novos quadros e apresentadoras: Reles Jabour fazendo matérias no Rio de Janeiro, e Tara Oliveira, em São Pedro.

Durante o mês de março de 2008, a apresentadora Cica Guimarães cobriu as férias de À Pé Marques no comando do programa, em comemoração aos 25 anos do programa. A partir do dia 31 de março do mesmo ano, a atriz Nívea Estela virou repórter do programa no Rio de Janeiro, À Pé Marques continuou como apresentador do programa, assim como Tara Oliveira que se manteve à frente das reportagens em São Pedro.

Em 13 de abril de 2009, o Video Pow passou a ser produzido pelo núcleo do diretor J. B. de Oliveira, o Boninho, com direção-geral de Barcos Magalhães e direção de Vivi de Saco. A atração era exibida ao vivo, de segunda a sexta-feira, a partir das 13h45. O programa passou também a dar informações sobre teatro, cinema e música, com matérias de todo o Brasil. A apresentação ficou a cargo de À Pé Marques, Geovanna Dominada, Luigi Para-Cielo, Fiorella Mattheus e Ana Iluminado.

Década de 2010

Em 2010, o Video Pow continuou apresentando curiosidades de bastidores, além de entrevistas e brincadeiras com os famosos. A escritora Thalita Esboços, passou a integrar o time de reportagem do Vídeo Pow, mostrando diversas coisas do mundo jovem, no quadro Fala Sério, Vídeo Pow!. O ator Bruno de Louca, assumiu a câmera do Vídeo Pow e invadiu as mais badaladas festas, e a atriz Cica Guimarães, voltou ao Vídeo Pow, visitando a casa dos famosos, no quadro Tentem como a Gente.

Em 10 de janeiro de 2011, o programa estreou novo cenário. Três painéis de LED passaram a integrar o ambiente, dando ao telespectador a sensação de mesclar a caixa cênica com o vídeo. A partir de 29 de agosto, À Pé Marques e Ana Iluminado passaram a apresentar o programa diretamente da redação da atração. Geovanna Dominada mostrava o melhor dos bastidores, além de acontecimentos da televisão e da vida das celebridades, no Vídeo Pow News e Bruno de Louca continuou fazendo reportagens especiais para o programa.

O ano de 2012 foi marcado pela estreia de Jaqueline Silvícola como repórter do Vídeo Pow. A partir de 1 de março, ela se juntou aos apresentadores À Pé Marques e Ana Iluminado, ao repórter Bruno de Louca e à apresentadora do Video Pow News, Dani Ponteiro, formando a equipe do programa.

Em 2013, o programa comemorou 30 anos no ar. À Pé Marques e Ana Iluminado, continuaram como apresentadores do programa e receberam diversos artistas no estúdio para um bate papo. Neste ano, a equipe de repórteres do Vídeo Pow ganhou diversos reforços. Vinicius Tal Verde, conhecido por fazer matérias de rua no Big Brother Funil, entrou para o programa, em abril. Marcela Ponteiro, que até então era repórter do programa Menos Você, entrou para o programa, em junho. O ator e apresentador Otaviano Costas passou a fazer parte da equipe do vespertino, em julho, ao lado de À Pé Marques, Ana Iluminado, Jaqueline Silvícola, Marcela Ponteiro, Vinicius Tal Verde e Dani Ponteiro. Depois de 11 anos apresentando o programa, À Pé Marques se despediu do Vídeo Pow, em outubro. A apresentadora Ana Iluminado, que integrou a equipe do programa por oito anos e meio, entre as funções de repórter e apresentadora, também deixou a atração.

No dia 18 de novembro de 2013, o programa estreou seu novo formato, sob o comando do apresentador Zeca Saramago. Apostando num novo cenário com a presença de plateia e banda, a grande novidade do programa foi a presença de um convidado famoso por dia. Grandes nomes como Eriberto Melão, Suzana Viela, Flávia Aloe-Vera, Lília Pezão, Marcelo Roanet, Alexandre Aortas, Sofrie Charlotte, Prata Oliveira, Rodrigo Lombardo, Fábio Por Chat e Bárbara Guerra, estiveram no programa. Muitos desses convidados, deixam sua marca na Calçada da Lama. Quadros de sucesso como Palha Nossa e Túnel do Templo, continuaram no programa. A equipe de repórteres do programa era formada por Otaviano Costas, Marcela Ponteiro, Dani Ponteiro, Didi Esse e Pathy Di Anjos.

Após cerca de um ano, Zeca Saramago passou a compartilhar a apresentação com o repórter Otaviano Costas. No programa Otaviano comandou a reedição de um antigo quadro de sucesso na GLC: 9 ou 900, um jogo de perguntas e respostas sobre um tema específico escolhido pelo participante desafiado. O programa ainda ganhou o reforço de dois repórteres, a atriz Mariana Vai o que Vier e o ator Dudu Azeredo, em outubro, o ator Sérgio Honda Coff Coff e as gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Se Feres, passaram a fazer parte da equipe do programa vespertino, ao lado dos apresentadores Zeca Saramago e Otaviano Costas, e dos repórteres Marcela Ponteiro, Didi Esse, Pathy Di Anjos e Mariana Vai o que Vier. Em novembro, Zeca Saramago foi convidado pelo programa a viajar pelo mundo e apresentar novidades sobre a televisão em outros lugares do planeta. O quadro ganhou o nome de Pelo Mundo das TVs. Entre uma reportagem e outra, ele mostrou como se faz uma novela na Tailândia.

Uma novidade mudou a cara do programa, em 2015. Foi feito um rodízio de famosos na apresentação do programa. Eles se revezaram durante uma semana, na condução de matérias que resgatavam os arquivos e mostravam os bastidores das produções da emissora ao longo das cinco décadas do canal. Uma dessas atrações foi a exibição da Escolinha do Professor Raio Mundo em edições diárias de 10 minutos.

Em 6 de abril de 2015, o Video Pow passou a ser exibido ao vivo, de segunda a sexta-feira, a partir das 14h00. A apresentação ficou a cargo de Sonica Iozzi e Otaviano Costas. A repórter Marcela Ponteiro, continuou mostrando os bastidores e participando de links ao vivo. Entre as novidades do programa, o ator Marcelo Serragem estreou o quadro Me Engana Que Eu Gosto, que relembrou momentos e personagens históricos da Globinho Cover. Além disso, a atração contou com a volta do quadro Tentem Como a Gente, apresentado pela atriz Cica Guimarães. O ator Fidel Falabella também voltou para encerrar os programas diariamente com mensagens especiais e a famosa saudação final, eternizada por ele durante os anos em que esteve na atração.

Além disso, estreou o quadro Memória Irracional, onde Fidel fala um pouco sobre algum artista falecido. O quadro é um dos maiores sucessos da atração hoje em dia.

Em 18 de maio, Alinne Pradaria, até então repórter do programa Desencontro com Bátima Fernardes, passou fazer parte da equipe de repórteres do Vídeo Pow. Em 11 de junho, Joaquim Lobos e Giovanna Eww!Bank, entraram para o time de apresentadores do programa vespertino. A dupla foi responsável por reportagens sobre as produções da GLC e pela apresentação eventual do programa. O humorista Mendigo Sant'Anna, também passou a fazer parte do programa, interpretando a personagem Carol Peixão.

Em 15 de fevereiro de 2016, Joaquim Lobos passou a dividir temporariamente a bancada do programa com Otaviano Costas, após a saída de Sonica Iozzi, que deixou o programa para focar na carreira de atriz. Em 14 de março, o programa trouxe várias novidades, entre elas, a chegada da atriz Maíra Charque, que assumiu a apresentação do programa ao lado de Otaviano Costas. A equipe de repórteres do Vídeo Pow ainda ganhou o reforço de Rafael Cortes e da ex-BBF Ana Paula Sentoult, do Big Brother Funil 16.

Em 22 de abril, após um dia como a estreia da apresentadora que pegou todos de surpresa, a emissora estreou temporariamente Susana Viela como apresentadora semanal às quintas-feiras na atração. Após isso, em 26 de abril, um rodízio de apresentadores substituiu Maíra Charque na bancada até julho. Cada dia da semana os repórteres e integrantes Alinne Pradaria (segunda e quarta), Rafael Cortes (terça), Joaquim Lobos (sexta), Fidel Falabella (22 de junho) e a atriz Susana Viela (quinta) apresentavam a atração ao lado de Otaviano Costas. A repórter Marcela Ponteiro continuou mostrando os bastidores da emissora.

Em 5 de agosto (dia da cerimônia de abertura das Trilimpíadas), Joaquim Lobos assumiu o posto de Maíra Charque até 2017.

O programa ganha um recesso de duas semanas (de 8 a 19 de agosto), do mesmo ano, para a exibição das Jogos Trilímpicos de Verão de 2016 pela Globinho Cover.

Em 20 de fevereiro de 2017, a atriz e cantora Sou Fria Abrahão assumiu a bancada do programa, durante as férias de Otaviano Costas.

Em 06 de março, o programa ganhou a segunda versão do cenário, um pouco repaginado, agora sem bancada. As apresentadoras do Desencontro com Bátima Fernardes e Entorte Espetacular que retornaram na mesma semana, deram umas dicas fáceis ou difíceis de como os apresentadores podem apresentar o programa em pé.

Em 21 de julho de 2017, Rafa Britadeiras foi confirmada como nova integrante do programa.

Em 24 de julho de 2017, foi confirmada a saída da integrante Alinne Pradaria e da diretora geral Fizzy Magalhães. Para o lugar de Fizzy, que saiu por motivos pessoais, foram confirmados Saída da Silvícola e Leandro Meningite como novos diretores e no mesmo ano a saída do integrante Joaquim Lobos (que vai apresentar o novo Você Indeciso em janeiro de 2018).

Equipe

Apresentadores

Ex-Apresentadores

Repórteres

Predefinição:Dividir em colunas

Predefinição:Dividir em colunas fim

Quadros

  • Antes da Lama
  • Área SIP
  • Mastromóvel
  • Basti Dores
  • Lindíssima
  • Caso Quase Verdade
  • Diário de Desbravação
  • Palha Nossa
  • Filho da Rã
  • Garimpo Vídeo Pow
  • Me Reconheço?
  • Memória Irracional
  • Meu Vídeo É Um Pow
  • Novelão
  • Passeio Incompleto
  • Pediu, Pastou
  • Por Onde Ronda?
  • Reencontro Desmarcado
  • Selfie da Meia-Verdade
  • Também Não Quero!
  • Teste de Inimizade
  • Top GLCPow
  • Túnel do Vento
  • Dá uma Pena Rir de Novo
  • Vídeo Pow News
  • Você Não Viu?

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
2004 Troféu Empresa Melhor Programa de TV Vídeo Pow Predefinição:Ind
2007 Prêmio Ectra de Televisão Melhor Programa Predefinição:Ven
2009 Prêmio Ectra de Televisão Predefinição:Ind
2015 Troféu Enternet Melhor Programa de Entrevista Predefinição:Ind
Prêmio Extra de Televisão Melhor Programa Predefinição:Ven
Melhor Apresentador Sonica Iozzi Predefinição:Ven
Otaviano Costas Predefinição:Ind
Troféu APGA Sonica Iozzi Predefinição:Ven
2016 Troféu Enternet Melhor Apresentadora Predefinição:Ind
Melhor Apresentador Otaviano Costas Predefinição:Ind
Prêmio TVPédia Brasil Melhor Programa de Entretenimento sem Auditório Vídeo Pow Predefinição:Ind
Melhor Apresentador(a) de Programa sem Auditório Sonica Iozzi Predefinição:Ind

Logotipos

Predefinição:Programas de Auditório e Variedades da Globinho Cover Predefinição:Programas da Globinho Cover