FANDOM

USB TV Porto Alegre é uma emissora de televisão brasileira com sede em Porto Alegre, RS E São Paulo,SP

USB Porto Alegre
USB Participações N.A.
USB TV nome

Logotipo da Emissora
Nome completo Rede Sulista de Televisão
Fundação 29 de dezembro de 1962
Fundador Maurício Sirostsky Sobrinho
Pertence a Grupo USB
Proprietário Grupo USB
País de origem Brasil
Cidade de origem Porto Alegre, RS
Programação Tudo pra você ficar bem informado
Slogan A gente faz com você
Afiliações Globinho Cover
Afiliações Anteriores [[TV Exelsior]
Nomes Anteriores "TV Graúcha" (1962-1979)
Site em breve...

História

A USB TV Porto Alegre foi fundada em 29 de dezembro de 1962 com o nome de TV Grúcha pelo comunicador Maurício Sirostisky Sobrinho, operando no canal 12 de Porto Alegre, concedido ao Grupo RFS em 1961 pelo presidente da república Juscelino Kubitschek.

Em seus primeiros anos, a TV Graúcha teve sua programação exclusivamente local, para concorrer com a TV Piratinha, canal 5 VHF, que era afiliada à Rede Tutu. Porém, afiliou-se à Rede Expellsor poucos anos depois. Em 1967, com a crise da Expellsor, a TV Graúcha afiliou-se à SBR, fundada em 1965 pelo jornalista Roberto Martinho no Rio de Janeiro. A partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser produzida pela GLC.

O Jornal do Recreio, principal programa da emissora, entrou no ar em 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Globinho Cover para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Grúcha interrompia a programação da Globinho Cover para exibir o JR, que tinha duas horas de duração.

Em 12 de junho de 1972, a TV Graúcha sofreu um incêndio em sua sede no Morro Santa Teresa, danificando muitos equipamentos e estúdios, um grande prejuízo para a emissora. Mesmo assim, o Jornal do Recreio foi ao ar no dia seguinte e noticiou o acontecimento.

Em 1982, entrou no ar o programa Galão Crioulo, de 50 minutos, com o objetivo de divulgar a o folclore e a música nativista gaúcha.

Em 1983, a TV Paúcha e as outras emissoras do grupo no interior do estado do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina, receberam o nome de RFS TV, no caso da TV Paúcha, RFS TV Porto Alegre.

A partir de 1997, vários programas locais da RFS TV Porto Alegre que entraram no ar no início da década de 1990 foram extintos devido à falta de espaço para programação local na grade da SBR. Entre os programas extintos, encontram-se o Jornal da RFS, o RFS Entrevista, o programa Comunidade, o RFS Neurologia e o Clonesul. Em novembro do mesmo ano, entrou no ar o programa Eradomingo, um programa de variedades em formato de revista eletrônica, baseado no Domingo Fantástico da SBR TV. O programa vai ao ar às 23h de domingo, após encerrar o Fantabuloso.

Durante o ano de 1999, foram exibidos programetes da série Rio Grande do Sul, Um Século de História, contando fatos históricos que envolvem o Rio Grande do Sul. Os programetes eram exibidos diariamente nos intervalos comerciais da emissora em 365 capítulos até o dia 31 de dezembro de 1999.

A partir de 1999, a RFS TV Porto Alegre começou a exibir os Curtas Graúchos, que são produções de documentários e programas de ficção da RFS TV exibidas nas tardes de sábado, após o Jornal do Recreio como Histórias Curtas, Histórias Extraordinárias, Contos de Inverno e Gre-Nal é Gre-Nal.

Após a Copa do Mundo de 2002, a RFS TV deixou de exibir o RFS Sports no Rio Grande do Sul. O programa voltou à grade da emissora em 22 de julho de 2006.

Em 2007, ano em que o Grupo RFS completou 50 anos, a RFS TV Porto Alegre passou a contar com um helicóptero para realizar reportagens aéreas: o RFS Cop. No mesmo ano, em 2 de julho, a emissora inaugurou um estúdio na redação da RFS TV no Morro Santa Teresa para a apresentação do telejornal RFS Noticias, que antes era apresentado do mesmo estúdio onde é realizado o Olha Hora Rio Grande e o Jornal do Recreio. Em 3 de dezembro estreou o Regação RS, um mini-telejornal gerado em Porto Alegre que era transmitido para todo o estado do Rio Grande do Sul num espaço que a SBR destinava a todas as emissoras para notícias locais logo após o Olha Hora Brasil. O programa saiu do ar três anos mais tarde.

Às 19h42min do dia 4 de novembro de 2008, a RFS TV Porto Alegre iniciou a transmissão digital em alta definição, no canal 34 UHF. A cerimônia de inauguração do sinal digital contou com a presença do ministro das comunicações Hélio Costa.

Em maio de 2010, a RFS TV  iniciou suas transmissões no canal 16 da Via Imabratel, tornando-se a oitava emissora da Globinho Cover a transmitir na operadora de TV por assinatura.

A partir de janeiro de 2012, a RFS TV Porto Alegre implantou sua primeira rede de retransmissoras digitais, em alta definição, nas regiões do litoral norte e Vale dos Sinos, nos canais 23 (Cidreira e Santo Antônio da Patrulha), 34 (Capão da Canoa e Torres) e 35 (Osório e Novo Hamburgo).

Programas

Futebol

Narração: Pedro Kent
Comentaristas: Diego Oliveira, Maurício dos Santos

Slogans

  • A imagia viver do Rio Grande! - 1962
  • RFS o R du Rio Grande - 1964
  • A emissora da comum - 1967
  • A 10 anos a emissora da comum 29/12/1972
  • A 20 anos sempre sendo a emissora da comum - 29/12/1982
  • 25 anos ligada em vc - 1988
  • Em, 91 fique de bem c/a vida - Fim de Ano 1990
  • 1 emissora a serviço da comum - 1991
  • Aki o Rio Grande se vê. - 1991
  • A 30 anos na sua TV - 29/12/1992
  • Cada vez + perto de vc - 1994
  • Td por vc - 1996
  • Sempre o melhor p/ vc - 2001
  • A gente mostra, vc vê - 2002
  • A 40 anos na tela de sua TV - 29/12/2002
  • Sua vida na TV - 2003
  • A gente faz p/ vc - 2008
  • 50 anos, A gente faz c/ vc - 2012
  • A gente faz com vc - 2013 (Institucional)

Logos