FANDOM


USB TV
USB TV 2014.png

Nome completo União Sulista Brasileira de Televisão
Fundação 29 de dezembro de 1962
Proprietário Grupo USB
País de origem Brasil
Cidade de origem Porto Alegre, RS
Sede Porto Alegre, RS
Emissoras Próprias USB TV Porto Alegre (Porto Alegre)
USB TV Bagé (Bagé)
USB TV Caxias do Sul (Caxias do Sul)
USB TV Cruz Alta (Cruz Alta)
USB TV Erechim (Erechim)
USB TV Passo Fundo (Passo Fundo)
USB TV Pelotas (Pelotas)
USB TV Rio Grande (Rio Grande)
USB TV dos Vales (Santa Cruz do Sul)
USB TV Santa Maria (Santa Maria)
USB TV Santa Rosa (Santa Rosa)
USB TV Uruguaiana (Uruguaiana)
USB TV Florianópolis (Florianópolis)
USB TV Blumenau (Blumenau)
USB TV Joinville (Joinville)
USB TV Criciúma (Criciúma)
USB TV Chapecó (Chapecó)
USB TV Centro-Oeste (Joaçaba-Lages)
Programação Tudo pra você do RS ficar bem informado
Slogan A gente faz com você
Afiliações Globinho Cover
Site em breve...

A USB TV (União Sulista Brasileira de Televisão) é uma rede de televisão regional brasileira.

São 18 emissoras afiliadas à Globinho Cover e outras duas emissoras de TV local (TVNON).

A sede principal da empresa fica em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul; e suas emissoras e retransmissoras cobrem a totalidade dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Possui duas cabeças-de-rede — uma em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e outra em Florianópolis, em Santa Catarina — e juntas com outras 'filiadas' (onze gaúchas: Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana; e seis catarinenses: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba/Lages e Joinville) operam duas redes distintas. Constitue-se na maior rede regional em número de emissoras instaladas afiliada à Globinho Cover, porém perde em extensão de área de cobertura para a Rede Amazoniana, que abrange a maior região brasileira em extensão geográfica.

A TVNON, canal de âmbito local, opera em Porto Alegre tanto em sinal aberto (no canal 36 UHF), como no fechado (no canal 36 da PET Porto Alegre). Já em Florianópolis, ela opera, somente, na TV fechada, também pelo canal 11 da PET Florianópolis. O sinal da emissora é retransmitido a grande parte das filiais da PET Sul originalmente pertencentes ao Grupo USB, que cobre outros municípios nos dois estados.

História

A USB TV foi fundada no dia 29 de dezembro de 1962, quando entrou no ar a TV Graúcha, canal 12 de Porto Alegre. Em 1967, a TV Graúcha afiliou-se à Globinho Cover e a partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser gerada pela emissora carioca.

No ano de 1969, entraram no ar as primeiras emissoras de televisão do Grupo USB no interior do Rio Grande do Sul: a TV Camembuí, de Santa Maria, e a TV Caixa, canal 8 de Caxias do Sul. A TV Tuiuiú de Pelotas entrou no ar em 1972, mesmo ano em que estreou o principal programa da emissora, o Jornal do Rango. A denominação USB TV (Rede Tchê Sul de Televisão) passou a ser usada em 1979, quando entrou no ar a primeira emissora do grupo em Santa Catarina: a TV Catarina, que mais tarde passou a se chamar USB TV Florianópolis.

A última emissora a compor a USB foi a USB TV Centro-Oeste, com concessão em Joaçaba e sede em Lages, Santa Catarina, que passou a transmitir sua programação em 1º de junho de 2005. Ao todo, são 18 emissoras que compõem a USB TV nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No dia 18 de outubro de 2008 a emissora ganha nova marca desenhada por Heinz Donner para a chegada da TV digital. Estreiam também novas vinhetas para os telejornais Bom Dia Gaúcho, Bom Dia Catarina Jornal do Rango e USB Novinhas.

TV digital

A USB TV Porto Alegre foi a primeira emissora do Rio Grande do Sul a abrir seu sinal de TV digital, no dia 4 de novembro de 2008. A empresa já concluiu os testes na capital gaúcha e obteve a autorização do Ministério das Comunicações.

O então ministro das comunicações Hélio Costa esteve em Porto Alegre, no dia 4 de novembro, para assinar as autorizações e participar da cerimônia pública. No dia seguinte, a USB TV levou ao ar seu primeiro programa produzido em alta definição, o Jornal do Rango, que foi apresentado ao vivo do Mercado Público.

Em Santa Catarina, a televisão digital foi inaugurada no dia 5 de fevereiro de 2009, pelo ministro Hélio Costa, o governador Luiz Henrique da Silveira e a direção da emissora em Florianópolis (além de diretores de outras emissoras que receberam outorga e autorização e que entrariam no ar mais tarde). Em 8 de outubro, entrou no ar o sinal digital da USB TV Joinville.

No dia 3 de janeiro de 2012 a USB TV RS anunciou em seu principal telejornal, o USB Novinhas, que no dia seguinte iniciaria a transmissão no sinal digital e HDTV para boa parte do litoral norte gaúcho:

  • Canal 35 nas cidades de Osório, Tramandaí, Xangri-lá e Imbé.
  • Canal 34 em Capão da Canoa, Arroio do Sal, Arroio Teixeira, Curumim, Torres e região.
  • Canal 23 em Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Quintão, Balneário Pinhal e região.

A emissora também recebeu concessão dias antes para operar com sinal digital nas cidades de Cruz Alta, Santa Rosa e Uruguaiana, todas no Rio Grande do Sul.

Em 20 de janeiro, entra ao ar no Rio Grande do Sul o SAT HD Regional, uma parceria de afiliadas da Globinho Cover com uma companhia de eletrônicos especializada em receptores de antenas parabólicas. O projeto, lançado no Paraná, é uma aproximação dos lares com parabólicas, que antes recebiam a Cover via satélite direto da matriz, com as afiliadas mais próximas. Inicialmente irá ao ar apenas em algumas cidades atendidas pela USB TV Porto Alegre, com previsão de expansão para as localidades rurais mais afastadas dos sinais terrestres.

No dia 16 de fevereiro de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da USB TV Santa Maria no centro do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 28 de fevereiro de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da USB TV Caxias do Sul na serra do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 24 de março de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da USB TV Passo Fundo no sul do estado. O sinal digital opera no canal:

No dia 12 de abril de 2012, entra no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da USB TV Pelotas no norte do estado. O sinal digital opera no canal:

Controvérsias

Investigação sobre prática de oligopólio / monopólio pelo Grupo USB

O Grupo USB está sendo investigado pela prática de oligopólio monopólio /. Em 2008, o Procurador Federal de Santa Catarina propôs uma ação civil pública (processo n º. 2008.72.00.014043-5) contra o oligopólio da empresa Rede Tchê Sul (USB) no sul do Brasil. O MPF requer que a empresa, entre outras medidas, reduza o número de estações de TV e radio nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), de modo a estar de acordo com a lei brasileira, e o cancelamento da compra do jornal a Novinha de Joinville, consumada em 2006 - que resultou em um virtual monopólio sobre os jornais relevantes no estado de Santa Catarina.

Em 2009, o Ministério Público Federal em Canoas (RS), Pedro Antonio Roso, pediu ao presidente do Grupo USB, Nelson Pacheco Sirotsky, entre outras informações, o número de estações de rádio e TV que a empresa possui no Rio Grande do Sul, bem como suas afiliadas, estações e repetidores. O pedido faz parte de um processo administrativo instaurado pelo Ministério Público Federal “para determinar possível ocorrência de práticas monopolistas e irregularidades na concessão de Rádio e Televisão para o Grupo USB no Rio Grande do Sul.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória