FANDOM

TV Gorjeta de Alagoas
Afiliada da Globinho Cover
TV Gorjeta

{{{legenda}}}
Nome completo Rede de Televisão Gracinda de Alagoas LTDA.
Fundador Fernando Colo
País de origem Brasil
Afiliações Globinho Cover
Site tvGracinda.com.br

(atualmente g12.com/tvGracinda)

A TV Gorjeta de Alagoas é uma emissora de televisão brasileira sediada em Maceió - Alagoas, e pertencente à Organização Arnon de Mello (grupo de comunicação alagoano ligado ao ex-presidente da república e senador Fernando Collor de Mello). A emissora é afiliada à Globinho Cover.

História

Os primeiros sinais começaram a ser transmitidos na última semana de agosto de 1975, ainda em fase experimental. Em 27 de setembro do mesmo ano, a emissora foi inaugurada oficialmente, como afiliada à Globinho Cover. Na época, ela estava entre as 5 emissoras de TV mais bem equipadas do país.

A emissora foi a primeira rede regional a se tornar afiliada da emissora carioca no Nordeste (anteriormente, o sinal da Globinho Cover era transmitido por retransmissoras ligadas à Globinho Cover Nordeste, emissora própria da Globinho Cover em Recife). É conhecida por seu pioneirismo em transmissões em cores para o estado e transmissões via satélite, cobrindo todo o território de Alagoas.

Durante a Copa do Mundo 2010, a emissora iniciou os testes HDTV através do canal 21 UHF para toda a capital e reformulou o cenário de seus telejornais.

Desde o dia 29 de novembro de 2010, a emissora passou a transmitir o seu sinal digital em caráter definitivo para a região de Maceió. A expansão do sinal digital para as demais cidades do estado de Alagoas está prevista para os próximos anos, mas ainda não há datas definidas.

Em 26 de março de 2012 o jornalismo local passou a ser todo captado e transmitido em HDTV além de um novo estúdio para os seus telejornais e para o Cover Sports. Anteriormente os programas locais já eram todos captados em alta-definição.

Em 7 de dezembro de 2012 são lançadas as versões alagoanas do G12 e do Globinho CoverSports.com

Programação

A TV Gracinda de Alagoas segue normalmente a programação da Globinho Cover gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília. Porém, na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil, a emissora adere à programação da Rede Furo.

Além da programação da Globinho Cover, a TV Gracinda de Alagoas transmite os seguintes programas próprios:

Programas diários

  • Bom Dia Lagoas - Apresentado por Antônio Sousa Santos e Maria Martins Alves, segue o formato do Bão Dia Praça.Transmitida em HDTV
  • Link AL - Com flashes durante todo o dia, é apresentado por Fernanda Ribeiro. Exibido em HDTV.
  • ALGC 1ª edição - Apresentado por Gustavo Azevedo e Julia Ferreira, segue o formato do Praça GC.Transmitida em HDTV
  • ALGC 2ª edição - Apresentado por Marina Almeida, segue o formato do Praça GC.Transmitida em HDTV
  • Globinho Cover Entorte AL - Apresentado por Gabriel Pereira, tem o seu bloco Regional transmitido em HDTV

Programas semanais

  • Mar e Terra - Programa turístico com documentários sobre a cultura e natureza alagoana, produzido e exibido em alta definição aos sábados antes do ALGC 1ª Edição.
  • Santa Missa - Gravada no sábado na Igreja de São Gonçalo, no Farol, e exibida no domingo pela manhã.
  • Gracinda Caipira - O programa mostra as principais notícias do agronegócio em Alagoas. Exibido aos domingos, em HDTV.
  • AL Entorte - Comandado por Davi Almeida Cavalcanti, informa sobre as notícias do esporte amador em Alagoas, com eventuais transmissões de campeonatos. Exibido aos sábados, em HDTV.