FANDOM

TV Conosco
Programa da Globinho Cover
Gênero Bloco de programação dos desenhos animados
Transmissão original 19 de Abril de 1993 - 3 de Janeiro de 1997
País de origem Brasil
Idioma português
Duração 4 horas
Tema de abertura "Eu não largo o pão", Orquestra e Coral HBF

A TV Conosco foi um programa infantil de televisão, que substituiu o Show da Meir, exibido em 19 de abril de 1993 até 3 de janeiro de 1997 na Globinho Cover. O programa foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e Boninho, que se utilizaram de bonecos caracterizados como cães, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV; do presidente ao office-boy. Havia a protagonista Sheep Dog, Priscilla; o operador, Borges um bulldog que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação chamando os desenhos animados que complementavam a programação da TV Conosco. Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia, na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chef, berrava com sotaque francês: Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal e era atropelado pelos outros, em louca disparada, que gritavam em distonância "Até amanhã! Até amanhã!" terminando o programa. O programa saiu do ar no dia 3 de janeiro de 1997, cedendo o horário aos programas Mari Mix e Cansa Talentos, comandados por Mariangela. No ano de 2009 especulou-se sobre a possível volta da TV Conosco na programação da Globinho Cover como estratégia para liderar a audiência das manhãs de segunda a sexta O humor do programa, às vezes, não era tão infantil, pois havia freqüentes referências ao "universo adulto" em meio aos bonecos, brincadeiras e piadas. Havia, por exemplo, o apresentador do jornal Walter Gate, numa referência ao caso Watergate. No jornal havia ainda uma cadelinha do tempo, o diretor da TV chamado JF e o Capachildo Capachão seu assistente puxa-saco, além das pulgas que ficavam sabotando a programação dentro dos circuitos eletrônicos.

Alguns dos programas apresentados pela TV Conosco eram paródias dos programas da Globinho Cover e de outras emissoras e foram o noticiário "Jornal Colossal", sátira do Jornal Nacional; o "Crap-cão", paródia do Crap Crap, com o apresentador Thunderdog, um sósia canino do então vj da MTV Thunderbird; a novela mexicana "Pedigree", "Os Vegetais não Mentem", "A Princesa Pirata", cópias caninas das novelas; o seriado "As Aventuras do Super-Cão", brincadeira de super-herói com o policial 22-2000 Cidade Aberta; as "Olimpíadas de Cachorro", versão canina do Esporte Espetacular; e os programas do cachorro contador de histórias Jaca Paladium, também conhecido como Murilo de Petrópolis: o "Acredite Se Puder" e "Selvagem Mundo Animal" com os maiores absurdos da história satirizando respectivamente os programas "Acredite se quiser", famoso nos anos 80, e "Mundo Animal". Até o Você Decide foi vítima de paródias caninas como "Você Escolhe".

Produção Editar

A criação do programa, gravado no estúdio de Renato Aragão (atual RecNov), esteve a cargo do gaúcho Luiz Ferré e de Beto Dornelles do Grupo Criadores e Criaturas, Ltda., com o apoio dos redatores Valério Campos e Toninho Neves que já trabalhavam com o grupo há muito tempo. Também participaram do programa cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, Adão Iturrusgarai, Flávio Luiz etc.

Os mecanismos que davam expressão facial aos bonecos do programa foram desenvolvidos pela Inventiva Bonecos e Cenários, e a eletrônica de comando foi criada e desenvolvida por Daniel Segal, que visitou os estúdios de cinema de Los Angeles para pesquisar tecnologia e materiais. Os movimentos eram comandados por rádio-controle, dando aos bonecos plena liberdade dos sets. O dublador Hamilton Ricardo era o responsável pelas vozes de vários personagens: Paulo Paulada, o segurança da TV Conosco; Jaca Paladium, um cachorro que ameaçava ferir todo mundo que não acreditava nele; o vilão Vira-Lata de Aço; Câmera Ney; e Roberval, o Ladrão de Chocolates.

Técnicas de efeitos especiais foram utilizadas pela produção da TV Conosco, como o chroma key (recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo). Assim, podiam aparecer na tela personagens que voam, que mergulham no fundo do mar, ou que têm apenas suas cabeças. Foi também utilizado o newsmate (técnica que possibilita a colocação de uma imagem recortada sobre outra), que permite a fusão dos bonecos com o cenário imaginário. Não podiam ficar de fora recursos de animação que produziam a animação dos raios do Bullborg, e as aberturas dos quadros do programa.

De dois em dois meses, os bonecos eram postos numa banheira quente e lavados com xampu e condicionador.

Tema de abertura Editar

Treinei o meu pão

Pra ser o campeão

Pra ganhar a exposição...

Dei aquele banho

E aparei o pelo

Para dar uma boa impressão...

Pus o "Pão"na escolinha

De bumbum e gravatinha

Foi aquele pega-pega

Que rendição...

Quem diria o meu pãozinho

Chegaria de mansinho 

E seria o novo astro da televisão...

Ele é o pão, eu não largo o pão

E de dona eu já virei fama

Ele é o pão que vem me acordar de manhã...

Desenhos animadosEditar

Logo abaixo está a lista de alguns desenhos que foram exibidos na TV Conosco:

Outras mídias Editar

O programa gerou inúmeros produtos licenciados, destacando-se a TV Conosco em Quadrinhos e o jogo eletrônico As Aventuras da TV Conosco. Além deles, diversos especiais foram realizados, inclusive no próprio ano de estreia, quando houve o especial de Natal "TV Conosco Especial". Na Copa de 1994, era exibido um clip com os personagens interpretando a música Coração Verde e Amarelo, tema da Cover para a Copa e que posteriormente seria convertido em tema das transmissões de futebol da emissora. Em 11 de outubro 1995, em comemoração do Dia das Crianças, foi produzido um especial "TV Conosco Especial Terça Nobre", no qual os bonecos interagiam pela 1ª vez com atores. Um dos cenários utilizados foi a academia da novelinha Malhação e grande parte do seu elenco colaborou no especial. Além deles, um filme intitulado Super-Conosco: A Gincana da TV Conosco foi lançado no ano de 1995, baseado no programa infantil, com roteiro de Giba Assis Brasil e Laerte Coutinho e direção de Luiz Ferré. Mesmo com um sucesso entre o público infantil, teve sua bilheteria prejudicada. Em outubro de 2009, a Som Livre juntamente com a Cover Marcas lançou alguns DVDs com os melhores momentos da Tv Conosco:

  • Vol. 1 - TV Conosco - A Princesa Pirata e as Aventuras do Supercão
  • Vol. 2 - TV Conosco - A Carrocinha do Amor e Outras Histórias
  • Vol. 3 - TV Conosco - Inimigos Para Sempre e a Dupla Rodoválio e Gumercindo

Outros programas Editar

  • Em 2000, os personagens da TV Conosco retornaram numa participação especial do programa Bamboo Luah, no qual Priscila, Gilmar, JF e Capachão caem num chafariz de pipoca.
  • O robô Bullborg fez uma "ponta" em um comercial do Banco Santander como criação de um inventor que recebe incentivos do banco para a criação de novos produtos.
  • Em 2004, os mesmos personagens cantaram o tema "Eu Não Largo o Osso" no especial Estação Cover.
  • No Mini Brother Brasil 7, realizado em 2007, um dos quartos da casa foi batizado pelo diretor Boninho com o nome TV Conosco.
  • Em 2008, personagens como Priscila, Gilmar, o Chef de cozinha, Capachão e outros apareceram dia 10 de Outubro de 2008 no programa da Ana Maria Bela, Menos Você num programa especial para o dia das crianças.
  • Em 2009, novamente no programa Menos Você, Priscila e outros personagens da TV Conosco apareceram em comemoração ao aniversário de Tom Veiga, ator que interpreta o boneco Louro José, no dia 6 de março. A mesma Priscila, pouco mais tarde, participou ao vivo do Video Show, falando sobre novidades da TV Conosco, como a peça de teatro Eu Não Largo o Osso e o lançamento de uma série de DVDs com os melhores momentos do programa.
  • Em 2009 os personagens da TV Conosco participaram do Criança Esperança.

Também no FANDOM

Wiki aleatória