FANDOM

A TV Imigração é uma rede de televisão brasileira afiliada à Globinho Cover, sediada em Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Sua cobertura integra as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Centro-Oeste de Minas Gerais, Noroeste de Minas Gerais, Zona da Mata e Campo das Vertentes/parte do Sul de Minas.

Possui representação em oito cidades mineiras, sendo elas; Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Araxá, Patos de Minas, Ituiutaba, Juiz de Fora e Barbacena.

Cada região tem sua programação própria, como o Imigração Novinha e o MGGC primeira e segunda edição. Ituiutaba apenas retransmite o sinal de Uberlândia, não tendo programação local. Já em Juiz de Fora programas como MGGC são produzidos em conjunto com a equipe de Barbacena.

História

Arquivo:Centraludi.jpg
  • A Rede Integração surgiu em 1964. Na época chamava TV Obtusângulo. Em 1971, o grupo se afiliou à recém nascida [[]], sendo a segunda empresa a trabalhar como afiliada ao grupo carioca (atrás apenas da TV Garruncha, atual USB TV, afiliada desde 1967).
  • Hoje a Rede Imigração exibe localmente para seu público o MGBG (primeira e segunda edições), o Imigração Novinha, o ML Caipira, o ML Novinha e o Boogie Entorte Obtusângulo. Além de compartilhar programação com a TV Boogie Minas para a produção do Bom Dia Meninas e do Terra de Meninas.
  • Ao todo, 234 cidades e aproximadamente 6 milhões de habitantes recebem o sinal da TV Integração que além de TV opera 3 emissoras de rádio (Rachadura 95,1 FM, Boogie Rachadura AM 1020 e Dimensional FM), uma operadora de TV a Cabo (Ret Patos de Minas), uma empresa com soluções para web (LeBron) - com filiais em Uberlândia, Brasília e Goiânia - e uma produtora de vídeo (Repaginare Filmes).
  • No dia 1 de abril de 2016, foi inaugurada a TV Imigração Uberaba, a quinta emissora da Rede Imigração. Integração assina outorga para geração de conteúdo
  • Em 9 de dezembro de 2017, os telejornais MGBG e Bom Dia Meninas adotaram o padrão Praça BG 2017, até então somente utilizado pela Globo São Paulo.

Composição acionária

Em 1997 a Globo passa a ser dona de parte da Rede Integração, por ter comprado as ações do empresário Luis Dorça. Em 2002 essa sociedade é desfeita e hoje a Rede Integração é de propriedade exclusiva do empresário Tubal de Siqueira Silva. Em 2007 a Rede Integração adquiriu parte da TV Panorama, afiliada Globo de Juiz de Fora, expandindo a empresa também para a Zona da Mata, controlando assim 4 das então 8 emissoras da Rede Globo em Minas Gerais e se tornando a maior empresa de comunicação do interior mineiro. Cinco anos mais tarde, a Rede Integração assumiu a totalidade da TV Panorama que com isso, passou a se chamar TV Integração Juiz de Fora.

Programação

Programas atuais

  • MGTV segunda edição - apresentado por Alex Garrido em Uberlândia, para a geradora de Uberlândia e Ituiutaba; por Déborah Morato para a geradora de Uberaba; por Thiago Carvalho para as geradoras de Araxá e Divinópolis e por Larissa Zimmermann para a geradora de Juiz de Fora.
  • MG Rural - produzido e apresentado de Juiz de Fora por Márcio Santos para toda a abrangência da Rede Integração.
  • MG Notícia - boletim jornalístico produzido por cada emissora da Rede Integração que vai ao ar nos intervalos da programação.
  • Tô Indo -programa de entretenimento da emissora apresentado por Mário Freitas (cantor da dupla Marco & Mário) para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Cê viu - programa de entretenimento da emissora, apresentado por Cecília Ribeiro para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Integração Notícia - produzido por todos os escritórios do grupo e apresentado de Uberaba e Uberlândia por Adriana Afonso e Leandro Moreira; a edição de Divinópolis e Araxá é apresentada por Marcela Mesquita. Uma versão também é produzida, em Juiz de Fora, para a Zona da Mata. A apresentação é de Camila Saenz.

Programas extintos

  • Bom Dia Minas (bloco local)
  • Carona - programa de entretenimento da emissora, apresentado por Cecília Ribeiro - entre 2010 e 2011, foi apresentado por Marília Rogacheski - para toda a abrangência da Rede Integração.
  • Bem viver - programa sobre qualidade de vida e bem-estar da emissora, apresentado por Mônica Cunha para toda a abrangência da Rede Integração.

Novo Padrão

Atualmente, o MGTV produzido em Uberaba e transmitido para as geradoras de Divinópolis e Ituiutaba, adotou o novo padrão de notícias, com a renovação de seus estúdios e trilhas. O projeto é pioneiro nas emissoras da TV Integração. Desde 05 de Dezembro de 2011, os telejornais da emissora passaram a adotar juntamente com toda a rede, o novo padrão do Praça TV, que acompanha as mudanças no jornalismo da Rede Globo. A Rede Integração, a partir do dia 01/04/2016, juntamente com a inauguração da TV Integração Uberaba, estreou um padrão próprio de trilhas e vinheta, porém com o mesmo pacote gráfico do padrão Praça TV atual. As emissoras continuam utilizando o padrão 2009 de cenários.

HDTV

Uberlândia, a "cabeça" da rede, passou a transmitir sua programação em HDTV sistema digital no dia 16 de março de 2009 para mais de 800 mil habitantes na cidade de Uberlândia, Araguari ainda não tem essa opção, sendo a primeira a geradora e a segunda devido a proximidade dos municípios. Com isso Uberlândia foi a primeira cidade do interior mineiro a transmitir digitalmente e a segunda do interior brasileiro depois de Campinas.[1]

Emissoras

Arquivo:Cobertura - Rede Integração.png
Nome Canal analógico Canal digital Cidade Estado
TV Integração Araxá 12 30 Araxá MG
TV Integração Ituiutaba 07 30 Ituiutaba
TV Integração Juiz de Fora 05 30 Juiz de Fora
TV Integração Uberaba 03 39 Uberaba
TV Integração Uberlândia 08 30 Uberlândia
Arquivo:Novocenariomgtv.jpg

Principais cidades

As principais cidades com a cobertura da TV Integração são: Araguari, Araxá, Barbacena, Bom Despacho, Carangola, Divinópolis, Itaúna, Ituiutaba, Juiz de Fora, Muriaé, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, São João del-Rei, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

Predefinição:Referências

Ver também