FANDOM

RJ GLC é um telejornal local do estado brasileiro do Rio de Janeiro, exibido pela GLC nos horários destinados ao Praça GLC.

HistóriaEditar

O RJ GLC nasceu em 3 de janeiro de 1983 para mostrar as principais notícias da cidade e de todo o estado do Rio de Janeiro. O jornal tinha apenas dez minutos e ia ao ar antes do Jornal do País, dividido em três blocos. O sucesso foi tão grande que, seis meses depois, o RJ GLC passou a ter duas edições: uma na hora do almoço e a outra, mantida antes do JP. Mostrando os problemas do dia-a-dia, o RJ GLC ganhou, dois meses depois, sua terceira edição (por volta das 23 horas). Hoje, o telejornal tem duas edições (ao meio-dia e às 19:10h). O RJ GLC - 1ª Edição tem em média 50 minutos, enquanto o RJ GLC - 2ª Edição tem 20 minutos.

Com novo formato desde janeiro de 2000 - que explora os debates entre a população e as autoridades, o RJ GLC procura ajudar a resolver os problemas do Rio de Janeiro com campanhas e discussões, cobrando soluções para melhorar nosso cotidiano, durante o seu tempo de exibição, o RJ GLC ganhou alguns dos mais importantes prêmios de telejornalismo. Em 2003, as conquistas foram muitas. Com a série "Rio Engarrafado", a premiação da Confederação Nacional do Trânsito prestigiou a equipe do jornal. A série "Os Olhos da Ponte", que mostrava a rotina da Ponte Rio-Niterói, conquistou para o RJ GLC o troféu da Associação Brasileira de Concessionárias e Rodovias. Também em 2003, o telejornal ganhou o prêmio "Qualidade Brasil" de melhor telejornal regional e o de melhor apresentador, entregue ao jornalista Fábio Fernandes. E, por fim, o prêmio "Austregésilo de Athayde", conferindo ao RJ GLC o prêmio de melhor telejornal local da região metropolitana do Rio de Janeiro

O RJ GLC lançou em julho de 2007, durante os Jogos Pan-Americanos, o quadro "Link RJ", que é apresentado em um cenário virtual por Edmilson Ávila. O quadro tem como objetivo, mostrar tanto na 1ª edição quanto na 2ª edição do jornal, as condições de trânsito no Rio de Janeiro. Hoje o Link RJ é apresentado dentro do Olha Hora Rio' , e em alguns comerciais do Olha Hora Brasil e do Pra Você' . O Link RJ também é apresentado durante a tarde, quando necessário.

Em 4 de abril de 2011, passou a ser apresentado em um estúdio panorâmico localizado no último andar do prédio da GLC no bairro Jardim Botânico, semelhante ao usado pelos telejornais locais de São Paulo.

Laura Dias é a atual âncora e editora-executiva da primeira edição do RJ GLC, às 12h, e Fábio Fernandes exerce as mesmas funções na segunda edição, às 19h10, e apresentado eventualmente e nos rodízios de sábado por Julieta Almeida Costa, André Santos, Giovana Melo Cavalcanti, Helder Almeida e Lara Melo Correia.

Com a transferência de Fábio Fernandes, que vai para Tóquio como correspondente, a segunda edição do RJ fica a cargo de Julieta Almeida Costa a partir de junho de 2013.

Telejornais do interior do Rio de JaneiroEditar

As emissoras da GLC no interior do estado do Rio de Janeiro também produzem telejornais locais que vão ao ar nos mesmos horários do RJ GLC.

RJ EnterGLCEditar

Exibido pelas emissoras da Rede EnterTV no estado do Rio de Janeiro. Foi lançado no dia 30 de janeiro de 2006, substituindo os antigos Jornal EnterTV (ou JE GLC) e o RJ GLC (das TVs Alto Litoral e Serra+Mar). sua primeira edição do telejornal era apresentada por Luiza Araújo Santos e Júlio Fernandes e a segunda com Yasmin Castro. sendo que após a saída de Júlio, Luiza assumiu a bancada com Gustavo Dias na primeira edição e em novembro começaram a ser regionalizados a segunda edição do jornal, com um espaço maior para essas regiões. que antes era tudo em um só noticiário. que são apresentados por Igor Fernandes Martins para a Planície, Fernanda Gonçalves Rodrigues pela Serra+Mar.

RJ GLC (TV Rio Sol)Editar

A TV Rio Sol, emissora afiliada da GLC em Resende, produz uma versão inteiramente local do RJ GLC, cobrindo toda a região sul, centro-sul e da Costa Verde. A primeira edição é apresentada por Vitória Melo entrando em contato com as sucursais da TV Rio Sol, em Angra e Paraty. A apresentadora Brenda Lima Barros também entra no ar no outro estúdio do RJ em Volta Redonda. Já a segunda edição é comandada por Luís Dias Cavalcanti. em 6 de dezembro de 2011, passou a ser apresentado de um novo cenário, o padrão dos telejornais locais da GLC, tendo como imagens de fundo Paraty (nos RJ GLCs), as Ilhas Botinas de Angra dos Reis (no Desperta Rio) e na sala de entrevistas a sede da TV Rio Sol em Resende.

LogotiposEditar

v

Também no FANDOM

Wiki aleatória