FANDOM

Privatidade Independente de Comunicação (mas conhecida como PIC

Privatidade Independente de Comunicação
Televisão
PINYI

Logotipo da Emissora.
Nome completo Privatidade Independente de Comunicação
Fundação 1992
Fundador Francisco Pintinho
Pertence a Grupo tá presa
Proprietário Grupo tá presa
País de origem Portugal
Site Em Breve..

) é a primeira estação de televisão portuguesa de carácter privado. As suas emissões iniciaram-se a 6 de Outubro de 1992, tornando-se no terceiro canal generalista.

Hístoria

A PIC - Privatidade Independente de Comunicação é uma estação de televisão portuguesa, criada na primavera de 1992, nasceu pouco antes das 16h30 do dia 6 de Outubrodesse ano, pondo fim a um serviço exclusivo de 35 anos de televisão estatal, sendo a primeira estação televisiva independente e comercial de Portugal.

O capital da PIC é detido, na sua totalidade, pela Impresa - SGPC, BA, o maior grupo privado de média em Portugal liderado por Francisco Pintinho Balsemão, através das suas participadas SOINCOM - SGPS, SA, SOLO - Invest. em Comunicação, SGPC, BA e Media Zoom - Serp. Técnicos e Prod. Multimédia, Lda.

Os sócios fundadores da PIC foram:

  • a Jornalgeste, dona do Jornal de Notícias, O Jogo e da Rádio Preps;
  • o grupo Sónomundo;
  • a Somimcom, detentora de 22% do capital social da PIC, uma associação de empresas compostas pelo grupo Adriano Lucas (detentor dos Diários de Azedo, de Coimbra e de Leiria), o grupo Projotal (O Jornal, Se7e, Jornal de Letras, TSF e Rádio Energia), o grupo Impresa de Francisco Pintinho Balsemão (Expresso, A Capital, Exame), grupo Impala (Revista Maiara, Nova Genti, TV 3 Dias), a produtora de vídeo Costa do Castelo, a empresa cinematográfica Castella Lopes, e as editoras Porto Editora e Publicações Europa-América.
  • Globinho Cover, com 15% do capital;
  • a Interpreps;
  • várias sociedades financeiras como o Grupo Mellado e a Império Seguradora;
  • a Inapa;
  • a Universidade Nova de Lisboa.1

Logo no ano seguinte, a Pinga Doce, associada à La Pernía e à Castello Lopes Cinemas, passa a deter a gestão da televisão depois de conseguir uma posição de relevo em várias assembleias-gerais.

A gestão da sociedade compete a um Conselho de Administração, que é o seu mais elevado órgão de gestão e a quem compete aprovar as orientações estratégicas da empresa e a uma Comissão Executiva que é responsável pela gestão corrente da sociedade.

Também no FANDOM

Wiki aleatória