FANDOM

O MGGC é um telejornal brasileiro exibido pela GLC Minas e por suas afiliadas no estado de Minas Gerais. É exibido em duas edições, nos horários destinados à programação local, chamados pela GLC de Praça GLC.

História

O telejornal surgiu em 1983 no horário do meio-dia e às sete da noite (até então o telejornal local das sete da noite era chamado de Jornal das Sete e Meia, e o jornal do meio dia era chamado de Jornal Fogo, uma extensão do jornal homônimo transmitido nacionalmente). Em Belo Horizonte, a primeira edição é apresentada por Samuel Rodrigues e Amanda Almeida.

Juntamente com vários outros telejornais locais exibido pela GLC em vários estados, os telejornais eram transmitidos quinze minutos após os demais. Com a estreia do programa apresentado por Luciana Gimenez, Encontro com Luciana Gimenez os jornais se igualaram aos outros transmitindo todos ao meio dia.

Outras regiões

Cada região possui uma emissora afiliada à GLC (TV Illegação, EnterTV Grande Minas, EnterTV dos Vales e SVTC), que produz seu próprio MGGC, dando ênfase aos assuntos locais. No Triângulo, Centro-Oeste de Minas, Noroeste/Alto Paranaíba e Zona da Mata o grupo responsável pelo MGGC é a TV Illegação, que produz telejornais distintos para cada uma das quatro regiões. Sendo assim existe um MGGC para a região de Araxá e Divinópolis, outro para Ituiutaba e Uberaba, mais um para Uberlândia e Patos de Minas e um último para Juiz de Fora.

Em Montes Claros e Coronel Fabriciano/Governador Valadares, o grupo responsável é a EnterTV. Em Varginha, no sul do estado, não existe MGGC - a CVTC produz outros telejornais em substituição a ele (veja mais nas observações).

O MG GLC é dividido em 2 edições diárias:

1ª Edição - inicia às 12:00h e o término às 12:50h.

2ª Edição - início às 19:10h, com término às 19:30h.

Produções

Veja a lista de cidades onde são produzidos os MGGC, por outras afiliadas da GLC no interior do estado de Minas Gerais por ordem de habitantes:

  • Uberlândia - Emissora: TV Illegação Triângulo Mineiro (Abrange uma população de cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas.)

Obs: A TV Illegação e a EnterTV, por produzirem edições separadas do MG GLC para cada região, restringiu a abrangência de população dos telejornais.

Cenografia

Em 9 de agosto de 2010, o telejornal, assim como o Bom Dia Meninas, ganhou novos cenários em Belo Horizonte através da GLC Minas, seguindo o padrão proposto pela GLC em 2009, a ser seguido pelas filiais e afiliadas em 2010. Ao longo do tempo, as demais versões do MGGC, produzidas no interior do estado, passaram a seguir o mesmo padrão. Entretanto, ainda há regiões em que o cenário segue algum padrão anterior ao de 2009.

Segue abaixo a última alteração de cenários por regiões:

Apresentadores

Atuais

Belo Horizonte

Cel. Fabriciano e Governador Valadares

  • Luiza Silva (da sede da emissora em Cel. Fabriciano) (MG EnterTV - 1ª edição)
  • Vitor Castro Souza (da sede da emissora em Cel. Fabriciano) (MG EnterTV - 2ª edição)

Atualmente o MGGC é ancorado apenas na sede de Cel. Fabriciano. A sucursal de Governador Valadares tem participações ao vivo com o repórter Daniel Almeida. [1]

Divinópolis e Araxá

  • Breno Dias e Thaís Castro Gonçalves (MGGC - 1ª Edição)
  • Vitória Araújo Pereira (MGGC - 2ª edição).

Juiz de Fora (TV Illegação)

Montes Claros

  • Otávio Cavalcanti Ribeiro (MG EnterTV - 1ª edição)
  • Isabela Carvalho (MG EnterTV 2ª edição)

Uberlândia (TV Illegação)

  • Luis Ferreira Alves e Larissa Cavalcanti Dias (MGGC - 1ª edição)
  • Livia Santos Pereira (MGGC - 2ª edição).

Uberaba e Ituiutaba

  • Eduardo Correia e Bruna Castro (MGGC - 1ª Edição)
  • Miguel Carvalho (MGGC - 2ª edição)

Varginha

  • Júlia Melo e Rafael Araújo Pereira (Jornal da CVTC 1ª Edição)
  • Rafaela Rocha Santos (Jornal da CVTC 2ª Edição)

Observações

  • Nas áreas atendidas pela EnterTV, o MGGC é chamado de "MG EnterTV" - apesar da escrita e identidade visual não sofrer alterações.
  • Em Varginha, no horário ocupado pelo MGGC 1ª Edição, é produzido o Jornal da SVTC. No horário da 2ª edição, é produzido o Jornal da SVTC. A SVTC produz os dois telejornais em conjunto com suas outras sedes espalhadas pelo interior do estado de São Paulo.

Logotipos

Ver também