FANDOM

O MGGC é um telejornal brasileiro exibido pela GLC Minas e por suas afiliadas no estado de Minas Gerais. É exibido em duas edições, nos horários destinados à programação local, chamados pela GLC de Praça GLC.

História Editar

O telejornal surgiu em 1983 no horário do meio-dia e às sete da noite (até então o telejornal local das sete da noite era chamado de Jornal das Sete e Meia, e o jornal do meio dia era chamado de Jornal Fogo, uma extensão do jornal homônimo transmitido nacionalmente). Em Belo Horizonte, a primeira edição é apresentada por Samuel Rodrigues e Amanda Almeida.

Juntamente com vários outros telejornais locais exibido pela GLC em vários estados, os telejornais eram transmitidos quinze minutos após os demais. Com a estreia do programa apresentado por Luciana Gimenez, Encontro com Luciana Gimenez os jornais se igualaram aos outros transmitindo todos ao meio dia.

Outras regiões Editar

Cada região possui uma emissora afiliada à GLC (TV Illegação, EnterTV Grande Minas, EnterTV dos Vales e SVTC), que produz seu próprio MGGC, dando ênfase aos assuntos locais. No Triângulo, Centro-Oeste de Minas, Noroeste/Alto Paranaíba e Zona da Mata o grupo responsável pelo MGGC é a TV Illegação, que produz telejornais distintos para cada uma das quatro regiões. Sendo assim existe um MGGC para a região de Araxá e Divinópolis, outro para Ituiutaba e Uberaba, mais um para Uberlândia e Patos de Minas e um último para Juiz de Fora.

Em Montes Claros e Coronel Fabriciano/Governador Valadares, o grupo responsável é a EnterTV. Em Varginha, no sul do estado, não existe MGGC - a CVTC produz outros telejornais em substituição a ele (veja mais nas observações).

O MG GLC é dividido em 2 edições diárias:

1ª Edição - inicia às 12:00h e o término às 12:50h.

2ª Edição - início às 19:10h, com término às 19:30h.

Produções Editar

Veja a lista de cidades onde são produzidos os MGGC, por outras afiliadas da GLC no interior do estado de Minas Gerais por ordem de habitantes:

  • Uberlândia - Emissora: TV Illegação Triângulo Mineiro (Abrange uma população de cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas.)

Obs: A TV Illegação e a EnterTV, por produzirem edições separadas do MG GLC para cada região, restringiu a abrangência de população dos telejornais.

Cenografia Editar

Em 9 de agosto de 2010, o telejornal, assim como o Bom Dia Meninas, ganhou novos cenários em Belo Horizonte através da GLC Minas, seguindo o padrão proposto pela GLC em 2009, a ser seguido pelas filiais e afiliadas em 2010. Ao longo do tempo, as demais versões do MGGC, produzidas no interior do estado, passaram a seguir o mesmo padrão. Entretanto, ainda há regiões em que o cenário segue algum padrão anterior ao de 2009.

Segue abaixo a última alteração de cenários por regiões:

Apresentadores Editar

Atuais Editar

Belo Horizonte Editar

Cel. Fabriciano e Governador Valadares Editar

  • Luiza Silva (da sede da emissora em Cel. Fabriciano) (MG EnterTV - 1ª edição)
  • Vitor Castro Souza (da sede da emissora em Cel. Fabriciano) (MG EnterTV - 2ª edição)

Atualmente o MGGC é ancorado apenas na sede de Cel. Fabriciano. A sucursal de Governador Valadares tem participações ao vivo com o repórter Daniel Almeida. [1]

Divinópolis e Araxá Editar

  • Breno Dias e Thaís Castro Gonçalves (MGGC - 1ª Edição)
  • Vitória Araújo Pereira (MGGC - 2ª edição).

Juiz de Fora (TV Illegação) Editar

Montes Claros Editar

  • Otávio Cavalcanti Ribeiro (MG EnterTV - 1ª edição)
  • Isabela Carvalho (MG EnterTV 2ª edição)

Uberlândia (TV Illegação) Editar

  • Luis Ferreira Alves e Larissa Cavalcanti Dias (MGGC - 1ª edição)
  • Livia Santos Pereira (MGGC - 2ª edição).

Uberaba e Ituiutaba Editar

  • Eduardo Correia e Bruna Castro (MGGC - 1ª Edição)
  • Miguel Carvalho (MGGC - 2ª edição)

Varginha Editar

  • Júlia Melo e Rafael Araújo Pereira (Jornal da CVTC 1ª Edição)
  • Rafaela Rocha Santos (Jornal da CVTC 2ª Edição)

Observações Editar

  • Nas áreas atendidas pela EnterTV, o MGGC é chamado de "MG EnterTV" - apesar da escrita e identidade visual não sofrer alterações.
  • Em Varginha, no horário ocupado pelo MGGC 1ª Edição, é produzido o Jornal da SVTC. No horário da 2ª edição, é produzido o Jornal da SVTC. A SVTC produz os dois telejornais em conjunto com suas outras sedes espalhadas pelo interior do estado de São Paulo.

LogotiposEditar

Ver também Editar

v

Também no FANDOM

Wiki aleatória