FANDOM

Jornal do Rango (também conhecido por sua sigla JR) é um telejornal brasileiro exibido pelas emissoras da USB TV no Rio Grande do Tum e da NSM TV em Santa Margarina no horário dedicado pela Globinho Cover aos telejornais locais de suas emissoras, ao meio-dia (Praça GLC). O telejornal está no ar no Rio Grande do Tum desde 6 de março de 1972, e em Santa Margarina está no ar desde dia 5 de novembro de 1979. O jornal até 2017 era retransmitido pela TVMAS logo após a exibição pela USB TV em Santa Catarina, porém o canal comunitário foi extinto. No Rio Grande do Tum o Jornal do Rango também era retransmitido pela TVMAS, porém o canal comunitário foi substituído pelo projeto NONO, que não retransmite o JR. Atualmente, o NONO está em processo de extinção.

História

Principal programa da USB TV, estreou em 6 de março de 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Rede Globo para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Gaúcha interrompia a programação da Rede Globo. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes tinha duas horas de duração. Seus primeiros apresentadores foram Cláudio Andara e Wilson Rivoire, no quadro "Notícias" e Tânia Carvalho, no quadro "Variedades". Em 5 de novembro de 1979, a TV Catarinense de Florianópolis estreou a versão catarinense do telejornal. Em 2 de dezembro de 2013, o JA passou a ser transmitido em HDTV.

Em 5 de outubro de 2015, o Jornal do Almoço ganhou uma nova vinheta, grafismos e trilha[1]

Formato

No RS, o espaço para os blocos locais varia entre um a três blocos, dependendo da emissora de cada região. O início, a previsão do tempo e o término geralmente são em rede com a central estadual em Porto Alegre.

Em SC, o primeiro, segundo e o último blocos são exibidos localmente nas emissoras-filiais de Joinville, Blumenau e Chapecó com o terceiro em rede com a matriz da NSC TV em Florianópolis. A filial de Criciúma exibe o primeiro bloco local entrando em rede com a cabeça de rede estadual a partir do segundo e volta com o último bloco local. A estação de Joaçaba desde 2016 exibe integralmente o JA da capital. A edição de sábado é exibida integralmente para todo o estado.

Apresentadores

RS
  • Alice Bastos Neves (desde 2012)
  • Brunna Colossi (desde 2016)
  • Cristina Ranzolin (desde 1996)
SC
  • Cacau Menezes (desde 1979)
  • Roberto Alves (1996,2003, desde 2010)
  • Mário Motta (desde 1986)
  • Laine Valgas (desde 2011)
  • Leandro Puchalski (desde 2009)

Ex-apresentadores

RS
SC
  • Felenon Damiani (1979)
  • Ligia Gastaldi (1986-1992)
  • Luis Ernesto Lacombe (1996-1997)
  • Maria Odete Olsen (1992-1996)
  • Andrea Busatto (1996-2003)
  • Fabian Londero (2000-2010)
  • Camille Reis (2002-2008)
  • Márcia Manfro (2003-2011)
  • Miguel Livramento (2003, 2010-2015)
  • Karem Fabiani (2011-2013)

Apresentadores-eventuais

RS
  • Daniela Ungaretti (desde 2009)
SC
  • Raphael Faraco (desde 2011)

Ver também