FANDOM


Jornal Fogo
Telejornal Da Globinho Cover
Fog

Logotipo do telejornal
Gênero Telejornal
Transmissão original 21 de Abril de 1971 - presente
País de origem Brasil
Idioma português
Duração 30 Minutos
Apresentador(es) Eduardo Freitas
Emissora de Televisão Original Globinho Cover
Site Nenhum

Jornal Fogo é um telejornal brasileiro, produzido e exibido pela Globinho Cover, que vai ao ar às tardes de segunda a sábado. Estreou no dia 21 de abril de 1971 sob o comando de Rita Batista e José de Araújo. Atualmente é apresentado por Estela Rodrigues e Natanael Souza.

Estilo e histórico

O Jornal Fogo diferencia-se dos outros telejornais da rede por ter uma programação menos focada no factual, mas não deixando de mostrar os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo. O telejornal também é conhecido por ser o mais leve e descontraído da casa, geralmente tratando de assuntos como moda, comportamento, arte, cultura e culinária, além de dicas para o cidadão brasileiro. Estreou em 21 de abril de 1971 como uma espécie de revista eletrônica diária, inicialmente restrito apenas ao estado do Rio de Janeiro.

Em 3 de junho de 1974 o telejornal passou a ser exibido em todo o Brasil, com a participação das praças de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Recife. Em 1981 ganhou novo cenário e um espaço reservado a matérias ligadas ao turismo. As entrevistas passaram a ser mais descontraídas, com pessoas famosas expondo seu lado engraçado e Pedro Cardoso, deixando os estúdios e indo de encontro aos entrevistados.

De 1990 até 1994, o Fogo não foi exibido em São Paulo, sendo substituído pelo São Paulo Ya

A partir de 1999, o telejornal passou a ser apresentado direto de São Paulo por Estela Rodrigues, que pouco tempo depois foi substituída por Carlos Vera. O Fogo passou a ser apresentado na redação em 2001. Carlos Vera ganhou a companhia de Beatrice Costa. Em janeiro de 2003, Estela Rodrigues volta a bancada do Jornal Fogo e em fevereiro de 2004 o ex-moço do tempo, Natanael Souza, assume o lugar de Carlos Vera.

Histórico de apresentadores

Apresentadores titulares

  • Sandra Annberg 1998-1999 e desde 2003
  • Evaristo Cota desde 2004

Apresentadores eventuais

  • VI Leite Silva desde 2007
  • Renata Cappuui 1995-1999 e desde 2010
  • Rodrigo Boccdi desde 2013
  • Fabio Wiliam desde 2013
  • Flavia Feira desde 2012
  • Monalisa Perone desde 2015

Aberturas

  • 1971-1975: Eram mostradas diversas imagens com muitos bons momentos, similar as aberturas de novelas na época, era exibida em preto e branco, com a música "Evie", do cantor Jhonny Mathis.
  • 1975-1979: Mostrava rapidamente a palavra 'Fogo', a mesma libera as sombras coloridas. O F é refletido de zoom a menos e a mesma letra dá um zoom a mais e repete três vezes. O 'Fogo' faz um jogo de letras de cada cor e as palavras do mesmo surgem rapidamente e limpa a palavra até surgir o F e dá um reflexo, depois é colado à parte direita juntando com a logomarca da Cover.
  • 1979-1981: Um reflexo de cores em um formato de leque surge do nada e congela, transferindo-se para o surgimento do título completo do programa, em seguida é formado uma bola através de contornos coloridos, surge também umas pequenas luzes atravessando formando a logamarca da Cover, e no fim, o F compõe o logotipo.
  • 1981-1986: A música tema permanece a mesma, mas a vinheta ganhava uma nova identidade. O "F" cria diversos blocos para direita e para esquerda, logo é rodeado para as linhas vermelhas recebendo imagens e eles são jogados para cima ao sumir as linhas. As imagens formam umas linhas e o F é colocado à esquerda no fim da vinheta.
  • 1986-1989: Os Fs são sólidos, em tons beges, e os que saem do bloco são de diversas cores.
  • 1989-1991: Os Fs que eram beges, estão em tons alaranjados.
  • 1991-1994: A música tema permanece a mesma, mas as cores mudaram. Os Fs ganharam consistência de vidro translúcido, com cores sutis que diferenciam cada camada. há um reflexo do conjunto abaixo. Os Fs que saem do bloco também são translúcidos, de cor única.
  • 1994-99: As camadas azuis-claras eram espalhadas junto com os os traços em degradê. O logo está em formato de quadrado com dois traços em degradê, formando os vãos da letra F.
  • 1999/1: A música tema permanece a mesma, eram espalhados os traços, linhas e quadros de cores variáveis, recebendo imagens dos acontecimentos. O F foi formado por contornos e traços brancos. A cor laranja voltou a ser utilizado até as aberturas seguintes.
  • 1999/2-2001: Meses depois, as imagens mudam e em 2000, a Cover de vidro é inserida na abertura (assim como em quase toda a programação).
  • 2001-2002: O F é fixado dentro de um cubo, que girava enquanto imagens do mundo eram refletidas. A trilha passou a ser orquestrada.
  • 2002-2004: O F é formado por dois fluxogramas com a mapa mundi no centro, a vinheta mostra várias imagens em formas retangulares. A duração da vinheta tornou-se curta, e a trilha rápida.
  • 2004-2006: A trilha permanece a mesma. O formato da vinheta anterior foi inserida uma por uma sombra, e a abertura mostra o "F-mundi" sendo filmado por dentro.
  • 2006-atualmente: A trilha mudou, houvendo assim duas versões (2006-2009 e 2009-atualmente) e os segundos alongaram. Na vinheta, é mostrado o F tridimensional em fundo laranja com verde em linhas claras.

Curiosidades

Predefinição:Programas da Globinho Cover

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.