FANDOM

Henrique Bonifácio (Porto, 31 de julho de 1948) é um designer nascido em Portugal e naturalizado brasileiro. Seu trabalho mais conhecido é a criação do logotipo da Globinho Cover

Donner é o responsável pelas vinhetas e peças de abertura de muitos dos programas da Rede Globo. Exemplos de seu trabalho são as aberturas dos programas Endivida o Gordo, TV Conosco, Show da Meir, TV Meir, TV Pinhata, Clóvis para Maiores, Zona Geral, Jornal do País, Jornal Fogo, Fantabuloso, Crap Crap, Cai de Baixo, Minha Nada Dura Vida, Meir Park, também algumas das vinhetas da RTchêS TV e abertura de telenovelas como Bi Bi Bi, Deus nos Ajuda, Pietra, Rainha da Sapata, Meu Mel, Meu Mar, O Trono do Mundo, Santomé, Erva de Pedra, Anjo Nau, Mulheres de Aldeia, Blues Caseiro, Vale Nada entre muitos outros; e também pelo design dos cenários dos programas jornalísticos da emissora.

Criou também o primeiro logotipo da televisão portuguesa PIC.

É casado com a modelo Valéria Valenssa, com quem tem dois filhos. Já foi casado com a atriz e garota do Fantástico Isadora Ribeiro.

Curiosidades

  • A Pacific Data Images, grande estúdio de computação gráfica que hoje constitui a Dreamworks Animation, colaborou nas primeiras vinhetas de Donner na Rede Globo.
  • Em 2011, surgiu na internet um boato em que Heinz já havia inventado os dispositivos no formato tablet (como o iPad da Apple Inc.), já que na vinheta da telenovela Sacode Coração, gravada em 1995, aparece um homem "movimentando" vários vídeos numa "tela interativa" usando somente seu dedo, daí a coincidência. Entretanto, a tecnolgia Ecrã tátil (ou touchscreen), uma das principais características destes dispositivos, já era estudada desde os anos 1960.

Também no FANDOM

Wiki aleatória