FANDOM

GLC Rio de Janeiro (conhecida também como GLC Rio) é uma emissora de televisão brasileira sediada no Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo. Opera nos canais 4 VHF e 29 UHF digital e é uma emissora própria e matriz da Globinho Cover. Devido à dificuldade de recepção dela e de outras emissoras na Zona Oeste, por causa da topografia das montanhas, opera também nos canais 28 UHF na Serra do Mendanha e 30 UHF em Jacarepaguá. Seus estúdios de produção de jornalismo ficam no bairro do Jardim Botânico, e sua antena de transmissão está no topo do Morro do Sumaré. E no bairro de Curicica, ficam os Estúdios GLC, responsáveis pela produção de telenovelas e de parte dos programas da Rede Globo.

A emissora pertence ao Grupo GLC, sendo a cabeça de rede e matriz da Globinho Cover, além de ser uma das geradoras da rede juntamente com a GLC São Paulo e com a GLC Brasília (apenas no Bom Dia Fuzil), e é uma das cinco emissoras da Rede Globo no estado do Rio de Janeiro, juntamente com as afiliadas ExterTV Alto Litoral, ExterTV Planície, ExterTV Serra+Mar e TV Rio Norte.

História

Em julho de 1957 o Presidente da República, Joscelino Kubitschek, aprovou concessão de TV para a Rádio Globinho Cover e, em 30 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações (hoje Anatell) publicou decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à Globinho Cover Ltda. Daí até 1965, a Rádio Globinho Cover se organizou para a inauguração da GLC.

Em 26 de abril de 1965, às 10h30, foi executado o Hino Nacional. Logo após, o presidente das Organizações GLC, Roberto Gatíssimo, apresentou a nova emissora aos telespectadores da cidade do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara e o cardeal arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara benzeu os estúdios da emissora. Às 11h foi exibido o programa Muni Dúni Tê, com Tia Fernanda e ao meio-dia, os desenhos animados O Gato Mélix, Wally Fator, Tartaruga Tuché, Jambo & Loirão e Mércules.

Às cinco horas da tarde estreou o programa Clone do Capitão Furamão, apresentado por Pietro Luigi Bongianecchini, então com 26 anos, onde, além de histórias contadas por Pietro, havia brincadeiras, jogos e a estreia das séries Superpan e Os Seis Patetas e também os desenhos animados Matilla Gorilla e Bacavênus & Chumbinho.

Também, naquele primeiro dia de funcionamento, a Globinho Cover estreava às 19h o seu primeiro trabalho de teledramaturgia, Grua da Matriz, que trazia a novidade de apresentar histórias completas em cinco capítulos, exibidos de segunda a sexta, com um elenco até então desconhecido do público de televisão, entre outros Lafayette Gavião, Piracema de Alencar, Milton Goncalvos e a direção de Sem Graça Mello e Moysés Weitman. Mais tarde, às 22h, a Globinho Cover do Rio de Janeiro, estreou também sua primeira novela, Ilusões Mordidas, com direção de Liberal Miguel e Sérgio Britadeira, com um elenco atuando pela primeira vez em televisão: Reginaldo Farinha, Leila Rinite, Miriam Xícara, Osmar Fado e ainda as participações de Norma Blues e Zika Salaberry contratadas da TV Índio do Rio, onde participavam do Teatrinho Prol aos domingos à tarde.

Arquivo:Imagem da Globinho Cover.JPG

Naquela primeira semana, também estrearam programas musicais com Darlene Lapa e a dupla Cal Farney e Duck Farney; o programa humorístico TMT, com Betty Farinha e Sadia de Windsor; A Pasta ao Tesouro, apresentado por Walter Foster, em que os convidados tinham que descobrir numa maquete do Rio de Janeiro aonde a produção havia escondido o baú com o tesouro, através de dicas sobre aquele determinado local; O que é o que? apresentado por Célia Miar, quando os convidados tinham que descobrir entre os três participantes qual falava a verdade em relação a ter uma determinada profissão, e TV 2 canal dois e TV 3 canal meio, com Agildo Ribeirão e Paulo Silvícola, todos oriundos do cinema, sem terem feito nenhum trabalho até então para a televisão, e Câmera Indiscreta, esse último uma versão nacional adaptada do original americano com direção de Mauro Salles, Maurício Dantas e Roberto Farias, exibido às quartas, às 19h15, apresentado por Renato Consorte e o "cara de pau" jornalista e humorista José Martins de Araújo Jr., e um noticiário apresentado por Hilton Gomes, o Tele Globo, embrião do Jornal Nacional.

Aos domingos à tarde, a Globo estreou já na primeira semana os desenhos animados Jonny Quest e o desenho inglês de animação feito com bonecos de marionetes Thunderbirds, ambos conseguiram grande sucesso entre as crianças na época. A TV Globo também exibia o programa Show da Noite, apresentado pelo autor de teatro Gláucio Gil, que faleceu diante das câmeras em seu programa do dia 13 de agosto de 1965, dez minutos depois da introdução, quando proferiu o texto: "Hoje é sexta-feira, 13 de agosto. Dia aziago. Mas até agora vai tudo caminhando bem, felizmente". Esse episódio deu à emissora a fama de macabra na mídia da época.

Essa primeira fase da Globo também foi a responsável pelo lançamento no Brasil de séries americanas como: A Feiticeira, A Família Buscapé, Os Monstros, A Ilha dos Birutas, As Viagens de Jaimie, Mr. Ed, Ben Casey, Jeannie É um Gênio e Batman. A Globo também incluiu nessa época as sessões de longa-metragem apresentadas por atores famosos, como o Romance na Tarde, apresentado por Norma Blum, a Sessão das Dez, apresentada por Célia Biar, e mais tarde, em 1967, a Sessão da Meia Noite, apresentada por Augusto César Vanucci.

Outro programa exibido em primeira mão nessa primeira fase da emissora foi a série produzida em filme pela Herbert Richers em sociedade com o jornal O Globo, 22-2000 Cidade Aberta, trazendo Jardel Filho no papel de um repórter que ajudava a polícia a resolver casos complicados, personagem esse tirado do filme Paraíba, Vida e Morte de um Bandido.

Outra novidade trazida ao país pela TV Globo Rio de Janeiro, foi ser a primeira emissora a inaugurar com uma aparelhagem totalmente nova, de última geração na época, quando todas as outras funcionavam com aparelhos velhos de segunda mão, já sucateado por empresas americanas. Além disso, trouxe para o país as primeiras câmeras "gruas" que na época eram utilizadas no auditório da emissora e faziam movimentos em pleno ar, presas por uma sanfona as paredes, sob uma plataforma onde os operadores ficavam sentados e também as câmeras de externa portáteis, que funcionavam no ombro do operador, apelidadas no Brasil de "globetes".

Os estúdios da TV Globo Rio de Janeiro eram também novidade, situado na época na Rua Von Martius, 22 no bairro do Jardim Botânico, onde funcionava toda a emissora em um prédio de três andares e cerca de 9.000 m². Foi a primeira emissora de TV brasileira a ser inaugurada em um estúdio especialmente construído para esta função. Até então, todas as outras emissoras do país funcionavam em prédios velhos, que haviam pertencido à emissoras de rádio, cassinos ou antigos teatros. A TV Globo Rio de Janeiro tinha inicialmente apenas 200 funcionários e era dirigida por Rubens Amaral, ex-diretor da Voz da América.

Em janeiro de 1966, o Rio sofreu uma das suas piores enchentes. Mais de cem pessoas morreram e vinte mil ficaram desabrigadas. A TV Globo fez a cobertura das consequências da enchente e veiculou informações para a população, participando, pela primeira vez, de campanha comunitária, centralizando a coleta de donativos em um dos seus estúdios. Na época o sistema de transmissão era preto e branco.

Ainda em 1966 a TV Globo Rio de Janeiro exibiu seu primeiro sucesso em dramaturgia, O Sheik de Agadir, uma telenovela de Glória Magadan com direção de Henrique Martins e Régis Cardoso; trazendo no elenco Henrique Martins, Yoná Magalhães, Amilton Fernandes, Leila Diniz, Márcia de Windsor, Marieta Severo, Emiliano Queiroz, Yara Lins, Cláudio Marzo e outros. Em 1967 a telenovela O Homem Proibido fez tanto sucesso no Rio de Janeiro, que uma frase usada pelo personagem principal, o rebelde Demian, vivido por Carlos Alberto (ator), para marcar os lugares onde ele passava e executava sua vingança contra o vizir usurpador, vivido por Mário Lago, Demian Esteve Aqui acabou fazendo parte de pichações e sendo também motivo de brincadeira por vários cariocas.

Em 1967 a TV Globo Rio de Janeiro também conseguiu se consagrar com mais dois sucessos em teledramaturgia: A Rainha Louca, com Nathália Timberg e Rubens de Falco nos papéis principais e Anastácia, a Mulher sem Destino, adaptação de Emiliano Queiroz, que foi substituído nos últimos capítulos por Janete Clair e Dias Gomes, que estreavam como escritores para a televisão.

Em 1968, a dupla Janete Clair e Dias Gomes adaptaram o romance Sangue e Areia, marcando a estreia na TV Globo Rio de Janeiro de Tarcísio Meira e Glória Menezes, e do diretor Daniel Filho. A telenovela também foi um grande sucesso na época.

Em 1970, a TV Globo Rio de Janeiro produziu e exibiu a telenovela Irmãos Coragem, repetindo Janete Clair como escritora, e protagonizada por Tarcísio Meira e Glória Menezes, com a direção de Daniel Filho e a assistência de Milton Gonçalves, que acabou sendo o primeiro sucesso em âmbito nacional da emissora, consagrando-a nesse estilo de produção televisiva. Em 1971, a produção de programas de auditório foi deslocada para o Teatro Fênix, após um incêndio no estúdio A do prédio, onde funcionava o Teatro Globo.

Em 1976, foi inaugurado o prédio administrativo da TV Globo na Rua Lopes Quintas, 303, que se liga pelos fundos com o antigo prédio. Esse edifício ganhou o apelido de Vênus Platinada, nome que se estendeu à emissora. Em 1995, a produção de teledramaturgia (que se dividia entre os estúdios do Jardim Botânico e estúdios alugados) foi transferida para os primeiros quatro estúdios de 1.000 m², inaugurados em Jacarepaguá, no espaço conhecido como Projac (renomeado para Estúdios Globo em 2016). Com isso, os estúdios do Jardim Botânico passaram a abrigar apenas os programas da Central Globo de Jornalismo que funcionam lá até hoje, assim como a geradora da Rede Globo e do canal por assinatura GloboNews.

Algum tempo depois, o Teatro Fênix foi desativado e os programas da linha de shows também foram transferidos para Jacarepaguá, onde foram inaugurados mais dois estúdios de 1.000 m² para a linha de shows e, posteriormente, mais quatro de 560 m², para a produção de programas menores. Atualmente, a Rede Globo no Rio de Janeiro se divide entre os estúdios destinados ao jornalismo no Jardim Botânico, na zona sul, e um complexo de dez estúdios da Central Globo de Produção nos Estúdios Globo, situados no bairro de Curicica, distrito de Jacarepaguá, na zona oeste.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
4.1 29 UHF 1080i Programação principal da TV Globo Rio de Janeiro / Globo
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Globo Rio de Janeiro, bem como as outras emissoras da cidade do Rio de Janeiro, irá cessar suas transmissões pelo canal 04 VHF em 22 de novembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[1]

Programas

Arquivo:Corcovado mountain.jpg

A TV Globo Rio de Janeiro é a cabeça-de-rede da Rede Globo, e é responsável pela geração da sua grade de programação, juntamente com a TV Globo São Paulo. Os programas gerados pela emissora se dividem em duas áreas da cidade: os demais programas de jornalismo são produzidos nos estúdios do Jardim Botânico, na sede da emissora, enquanto os programas de entretenimento e teledramaturgia são feitos nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá. Além disso, gera programas especificamente para telespectadores que recebem o sinal da Globo via antena parabólica, além de programas para os telespectadores que moram no estado do Rio de Janeiro.

Teledramaturgia
Programas
Jornalismo
Programas exibidos no sinal de satélite

Transmissões especiais

Transmissões esportivas

Futebol
Vôlei
Automobilismo
Outros

Equipes de transmissão

Futebol
Automobilismo

Grade local

Equipe

Membros atuais

Jornalistas e apresentadores

Predefinição:Dividir em colunas

Predefinição:Dividir em colunas fim

Repórteres

Predefinição:Dividir em colunas

  • Ana Carolina Raimundi
  • Ana Paula Santos
  • André Galindo
  • André Luiz Azevedo
  • André Trigueiro
  • Ari Peixoto
  • Bette Lucchese
  • Carlos de Lannoy
  • Cristina Serra
  • Danilo Vieira
  • Diego Haidar
  • Diego Moraes
  • Eduardo Tchao
  • Fernanda Graell
  • Flávia Jannuzzi
  • Guilherme Peixoto
  • Larissa Schmidt
  • Lília Teles
  • Lizandra Trindade
  • Marina Araújo
  • Mônica Sanches
  • Mônica Teixeira
  • Narayanna Borges
  • Paulo Mario Martins
  • Paulo Renato Soares
  • Pedro Bassan
  • Pedro Figueiredo
  • Priscila Chagas
  • Raphael de Angeli
  • Raphael Sibilla
  • Raquel Honorato
  • Renata Igrejas
  • Renato Ribeiro
  • Sandra Passarinho
  • Susana Naspolini
  • Tatiana Nascimento
  • Tino Marcos

Predefinição:Dividir em colunas fim

Membros antigos

Predefinição:Dividir em colunas

Predefinição:Dividir em colunas fim † - Falecido quando membro

Sinal

O sinal da Globo Rio cobre toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (com exceção de parte do município de Cachoeiras de Macacu, Maricá, Paracambi e Rio Bonito), além de outras duas cidades fora dela. Os municípios de Nova Iguaçu e Queimados ficam longe da área de recepção de sinal, o que os leva a contar com retransmissoras próprias.