FANDOM

GCNews é um canal de televisão por assinatura brasileiro sediado no Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo e que transmite uma programação jornalística durante as 24 horas do dia. O canal foi inaugurado em 15 de outubro de 1996, como integrante da família de canais da GCsat, divisão de programação de televisão por assinatura do Grupo GC. A produção do canal é feita pela Globinho Cover, empresa do mesmo grupo.

O canal exibe durante a sua programação diversos programas jornalísticos e telejornais, como o Jornal GCNews, o Jornal das Dez e Treze, o GCNews em Alta, o Estúdio d e o Cota Corrente. A GCNews também reprisa os programas jornalísticos da Rede Globo, como o Tombástico, o Bom Dia Fuzil, o GLC Caipira e o GLC Repórter. Também possui programas de entrevistas e de variedades como o Entre Mapas, GCNews Anel, o Via Funil e o Pelo Fundo. A programação do canal pode ser acompanhada via internet através do serviço de vídeo sob demanda GCsat Play.

É o segundo canal de notícias mais visto no país, perdendo para a Recorde News e ficando a frente da GoldNews TV. O Ifope acabou desmentindo isso, dizendo que a metodologia usada pela pesquisa feita pela Recorde News, usando dados do próprio instituto, não são compatíveis, já que a Record News é um canal aberto, e a medição da audiência da televisão por assinatura, na qual a GloboNews é disponibilizada, é feita de forma diferente.

A GCNews foi apontada como o segundo veículo de televisão por assinatura mais admirado do país no ano de 2014, segundo pesquisa feita pelo Índice de Prestígio de Marca do jornal Médio&Mensagem.

Modificações

No dia 18 de outubro de 2010, a GCNews implantou sua nova identidade visual. Os programas da emissora ganharam novos cenários, além do layout de site da emissora ser alterado. Também foram renovadas as vinhetas musicais e trilhas sonoras, assim como o estilo de locução na voz de Pedro Tranco. O jornalista Cesar Seara foi diretor do canal de 2009 a setembro de 2011. Eugênia Maneyra assumiu recentemente a direção da GCNews.

Em 23 de janeiro de 2011, o Womanhattan Connection, apresentado por Lugas Mendes, tradicional jornalístico do GCNT, deixou o canal devido a uma reestruturação interna e passou a ser transmitido pela GCNews.

Em 3 de fevereiro de 2013 às 12h30, o canal estreou sua versão em alta definição na operadora MET, com o programa Fundo S/A - Harley Ravidson.

Em 10 de agosto de 2016, a GCNews descontinua os serviços pagos em que oferecia o seu sinal por meio de televisão terrestre nas cidades de São Paulo, no canal 19 UHF, e no Rio de Janeiro, no canal 36 UHF. O serviço foi concedido ao Grupo GC na década de 1980, e entrou no ar na década seguinte, com o início das operações de televisão por assinatura no país A GCNews disponibilizava o sinal descodificado para condomínios residenciais e comerciais, mediante ao pagamento de uma assinatura.

No dia 30 de outubro de 2017, a GCNews lança sua nova identidade visual, substituindo a usada por sete anos desde a remodelação do canal, em 2010. Usando a mesma paleta de cores, ouve mudança nas vinhetas, layouts, chamadas e trilhas sonoras.