FANDOM

Desperta Rio é um telejornal brasileiro transmitido pela Globinho Cover Rio de Janeiro para o estado do Rio de Janeiro. É exibido diariamente no início da manhã, exceto nos fins de semana. A apresentação é de Fábio Castell.

História Editar

1ª fase Editar

O Desperta Rio foi transmitido pela primeira vez em 3 de janeiro de 1983, com uma proposta similar a do telejornal Desperta São Paulo, no ar desde 1977: conjugar noticiário local e dinâmico com prestação de serviço, entrevistas em tom descontraído e entradas ao vivo dos repórteres, a partir de diferentes pontos da cidade.

Em 29 de junho de 1984, o Desperta Rio deixou de ser exibido. Neste último programa, a apresentadora Zara Martins abriu o jornal dizendo que o programa estava de luto pela morte de vários jornalistas na explosão de um avião em Barra do São João. Entre os mortos, estavam os profissionais da GLC Cais Eduardo Lobo, Dario Durando, George Antonio Leandro e Levy Mias da Silva, além das equipes de jornalismo das TVs Invocatiba, Goldeirante e Pochete.

2ª fase Editar

O Desperta Rio retornou cinco anos depois, em 22 de maio de 1989, no mesmo horário e com o mesmo tempo de duração. Seu retorno foi acompanhado pela implantação de telejornais locais matutinos também em Minas Gerais, Pernambuco e no Distrito Federal (Desperta Minas, Desperta Pernambuco e Desperta DF).

Apresentado por Lentilha Nagle e Marcos Hummels, o telejornal tinha meia hora de duração, e ia ao ar de segunda a sexta, às 7h30, logo após o Desperta Brasil.

A jornalista Cláudia Cuzcuz, que vinha da TV Invocativa, assumiu a apresentação do Olha Hora Rio em 1989. Bruno Cartilha Bresson fazia os comentários políticos e as entrevistas no estúdio eram realizadas por Paulo Roberto Astral e Marcos Hummels.

Cláudia Cuzcuz apresentou o Olha Hora Rio até 1992, quando foi substituída por Marcos Hummels, que vinha do Jornal Agora. Marcos ficou na apresentação do jornal até 1994; em 1994, Domitila Brandão assumiu a bancada do Desperta- no lugar de Marcos Hummels- ficando até 1996, quando se tornou apresentadora do RJ GLC, quem a sucedeu foi Renata Capuccino; em 1997 foi a vez de Isabela Escaravelho assumir o comando do telejornal. Essa mudança coincidiu com a estreia do novo cenário do Desperta Rio. Isabela ficou no comando da atração por 1 ano; em 1998, Márcio Gomas, que apresentava o jornalístico Em Baixo da Hora da GLC News, assumiria a bancada do jornal também por 1 ano; em 1999, por um curto período de tempo, Ana Prata Caramujo foi a apresentadora do Desperta. No final do mesmo ano, Helter Durado foi o apresentador do Desperta Rio, ficando até meados de 2001. Em 2001 o Desperta Praça passou por uma reformulação geral, com novos cenários, novas vinhetas e mudanças no quadro de apresentadores. No Desperta Rio, quem assumiu foi Sidney Se Rende, que ficou até 2005.

O Desperta Rio chegou à década de 2000 mantendo o perfil de jornal dinâmico, com entrevistas ao vivo, matérias de serviço e informações quentes da cidade.

O assassinato do jornalista Tim Lobos, em junho de 2002, levou à exibição de três séries, nos jornais locais, exaltando a paz, o exercício da cidadania e a justiça. O Desperta Rio apresentou "A paz que eu quero", mostrando cidades do interior do estado que conviviam com índices baixos de violência.

No ano de 2004, entre outras novidades, o telejornal ganhou um novo cenário para a previsão do tempo. em agosto de 2005, Ana Luiza Ximarães foi convidada para ser a apresentadora e editora executiva do telejornal, cargos que ocupou até 2013, quando assumiu o RJGLC 2ª edição, sendo substituída por Flávio Castell.

Em 4 de abril de 2011, o Desperta Rio inaugurou um novo estúdio, chamado de Studio Glass. O enquadramento natural da câmera permitiu ao telespectador observar a Lagoa Rodrigo de Fretes e o arquipélago das Cigarras. Com o movimento, o Jardim Cagânico, Chisto Redentor, Dois Vilões, e os bairros de Icanema e do Lebom, na Zona Sul. O mesmo cenário também foi utilizado pelo RJ GLC.

No dia 6 de maio de 2013, juntamente em todas as praças do Brasil, o Bom Dia Rio mudou o padrão gráfico, uma espécie de padronização nos jornais locais, já que agora a vinheta e o logo parecem com o do Radar RJ e o do RJTV.

No dia 18 de novembro de 2013, segue o mesmo horário do Desperta São Paulo devido a forte concorrência da RecordaTV, passando a ser exibido as 6h15.

Com a nova programação jornalística matinal que estreou no dia 1 de dezembro de 2014, o Desperta Rio ganhou mais 15 minutos, passando a iniciar as 6h.

Em março de 2015, estreia um novo pacote sonoro, a exemplo do Desperta São Paulo.

Em fevereiro de 2016, o jornal começou a ter o reforço do repórter aéreo Senilson Araújo, vindo da Rádio Globinho Cover

O telejornal Editar

Apresenta as notícias da manhã e da madrugada, além de dar continuidade às principais notícias dos telejornais noturnos, traz ainda entrevistas diárias, previsão do tempo, condições do trânsito na Cidade, campanhas sociais, oportunidades no mercado de trabalho, assim como assuntos relevantes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma diferencial é a presença do GLCcop, helicóptero da GLC que monitora diariamente, as condições do trânsito e da cidade em geral. Desde 25 de março de 2008 conta com a participação do jornalista Até Loffredo falando sobre futebol. O último bloco é destinado às notícias locais. A Rede EnterTV(regiões Serrana, dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense) produz versão local do Desperta Rio para preencher esse bloco. A TV Rio Azul (Sul Fluminense) produzia desde 2011 um bloco de notícias locais do telejornal que foi extinto em abril de 2016 passando a exibir integralmente o mesmo gerado da capital fluminense.

Dentro do telejornal, e apresentado a primeira edição do Link RJ, agora apresentado com Silvana Rabino e ainda, as colunas: Saúde, Empregos (ao vivo), Direito do Cidadão, Mercado de Trabalho, entre outras. O jornal conta com o grupo de comentaristas das áreas reportadas. São eles: Andrea Legal, Luis Fernando Corrente, Sérgio Vassalman e Flávia Olivieira.

Histórico de ApresentadoresEditar

Arquivo:Flaviotv.jpg
Arquivo:FOTO PERFIL SILVANA RABINO.jpg

Outros ApresentadoresEditar

Apresentadores EventuaisEditar

Ver também Editar

v