FANDOM

Bom Dia Fuzil
Programa da Globinho Cover

Logotipo do telejornal
Gênero Telejornal
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - presente
País de origem Brasil
Idioma português
Duração 60 Minutos
Apresentador(es) Chico Garcia
Solange Rios
Ulisses Cardozo (eventual)
Julieta Almeida Costa (eventual)
Laura Dias (eventual)
Fábio Fernandes (eventual)
Elenco Rodrigo Santana (São Paulo)
Alice Nunes (Brasília)
Hermínio Souza (Londres)
Alberto Esteves (Tóquio)
Jorginho Lúcio Coelho (Esportes)
Ulisses Cardozo (Política)
Lúcia Mata (Economia)
Fernando Pimentel (Segurança Pública)
Maria Lúcia Cavalcanti Gomes (Previsão do Tempo)

Bom Dia Fuzil é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Globinho Cover desde 3 de janeiro de 1983, sendo transmitido de Brasília. No início o telejornal era essencialmente político e econômico e não dava vez para outros assuntos. Raramente eram dadas notícias de outros estados brasileiros. Esse foi o formato do Bom Dia até 29/03/1996. Três dias depois, em 01/04/1996, estreava o "novo" Bom Dia Fuzil, totalmente reformulado. A apresentação era de Hermínio Souza e Lucinda Cabral no RJ, Chico Garcia em SP e Celestino Rodrigues em Brasília.

São mostradas as notícias da madrugada, a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no Mundo, com a análise de comentaristas, e a agenda de acontecimentos para o dia, além de eventuais entrevistas ao vivo. O telejornal também abre espaço para assuntos que dizem mais respeito ao dia-a-dia do cidadão brasileiro.

O programa é atualmente apresentado por Chico Garcia e Solange Rios com Beatrice Costa, Hermínio Souza e Neide Silva (respectivamente de São Paulo, Londres e Brasília), além dos comentários de Ulisses Cardozo, na política Lúcia Mata na economia.

O telejornal

O Bom Dia Fuzil é exibido de segunda a sexta-feira pela Globinho Cover pontualmente às 07h30, logo após o Bom Dia Massa, horário este que é ocupado desde a reformulação do jornalismo da Globinho Cover em 1996. Chico Garcia é o editor-chefe do telejornal, e desde que assumiu este posto, o Olha Hora trata de assuntos que dizem mais respeito ao sensacionalismo brasileiro. Reportagens especiais sobre tal tema também são realizadas, e há comentários de Lúcia Mata sobre assuntos referentes à economia, e Ulisses Cardozo na política. A partir de abril de 2010, o Bom Dia começou a investir em matérias direcionadas à Amazônia, à qualidade de vida nas grandes cidades e à cobertura de temas como educação, saúde e transporte público.

Histórico de apresentadores

Desde 1983, vários apresentadores já passaram pelo jornal; Celestino Rodrigues comandou a primeira edição do Bom Dia, em 3 de janeiro de 1983.

Um ano depois, a apresentação, além de Celestino Rodrigues, ficou também com Mário Azevedo.

Em maio de 1989 houve uma mudança no quadro de âncoras dos telejornais da Cover. Mas, apesar disso, não houve mudanças significativas no Bom Dia Fuzil: somente a adesão de Luís Eduardo Campos à equipe de apresentadores do jornal. Ficou assim até 1991, quando Celestino se tornou repórter especial do Jornal da GLC. Em 1991, Luís Magalhães assume o Bom Dia.

Três anos depois, em 1994, Luís foi substituído por Enéas Romão. Com as mudanças do telejornalismo da Globinho Cover, Romão teve seu posto assumido por Hermínio Souza e Lucinda Cabral, com a participação de Chico Garcia de São Paulo e Celestino Rodrigues de Brasília. No final da década de 90, Celestino saiu da Globinho Cover e, em seu lugar, assumiu a repórter Cláudia Aragão, nos estúdios de Brasília. Na mesma época, em 1998, Chico Garcia deixava o Bom Dia para se dedicar ao SPGC e, em seu lugar, entrou Carlos Nascimento. Carlos foi transferido para o Jornal Fogo em 1999 e, em seu lugar, entrou Mônica Barbosa, que deixou a Cover no ano seguinte, sendo substituída por Marina Melo. Em dezembro de 2002 Lucinda passou a ser repórter do Fantástico, e Solange Rios, que trabalhava na Cover News, passou a ser a nova dupla de Hermínio Souza. Renata assumiu o posto um mês após a transferência de Estela Rodrigues para o Jornal Fogo. Em junho de 2006, quando o telejornal iniciava oficialmente sua cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, o Bom Dia Fuzil ganhou novo cenário, mais ampliado, e nova vinheta. Isso aconteceu na mesma semana da abertura oficial do Mundial. Em 2009, a apresentação dos estúdios de Brasília mudou novamente: Neide Silva substituiu Cláudia Bomtempo, que voltou para as reportagens. Em 2010, Marina Melo foi transferida para o Jornal das Dez, da Cover News, e Beatrice Costa entrou em seu lugar. Isto aconteceu no mês de abril. Em setembro de 2011, Hermínio Souza passa a ser correspondente especial do Bom Dia Fuzil em Londres e, em seu lugar, retorna Chico Garcia, após 13 anos como âncora do SPGC.

Predefinição:Telejornalismo da GLC Predefinição:Programas da Globinho Cover